Airbus poderá reduzir novamente a taxa de produção mensal do A320

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Executivos da fabricante europeia Airbus devem se reunir nesta semana e planejam avaliar medidas adicionais para combater o impacto causado pela pandemia do novo coronavírus na empresa.

Avião Airbus A320neo

Segundo a Bloomberg, fontes não reveladas, próximas à fabricante europeia, comentaram que, entre os assuntos a serem abordados na reunião dessa semana, estaria o ritmo de produção do jato de maior sucesso de vendas, o A320.

Em abril, a empresa reduziu sua capacidade produtiva na fabricação dos A320, A330 e A350 em um terço. Para o A320, isso significou, a partir daquele mês, uma média de 40 aeronaves ainda produzidas mensalmente.

Além da redução na produção de aeronaves, a Airbus adiou os planos de adicionar outra linha de montagem para o modelo A321 em sua sede em Toulouse, na França.

“Este ano será realmente difícil”, disse George Ferguson, analista da Bloomberg Intelligence. “Acho que um ajuste virá em breve, porque imagino que eles terão dificuldades para convencer as companhias aéreas a receber aeronaves neste trimestre”.

Ainda segundo a Bloomberg, um porta voz da Airbus se recusou a comentar sobre especulações relacionadas a reuniões internas.

Dados de abril divulgados pela Airbus demonstram que a empresa possuía, naquele mês, encomendas para 3.948 unidades do A320neo, com a entrega já realizada de 961 aeronaves, ou seja, um saldo a ser entregue de quase 3.000 unidades do modelo.

No ano de 2020 foram entregues, até abril, 67 unidades do A320neo. O modelo, que é atualmente o mais bem-sucedido em vendas da fabricante, teve entregues 551 exemplares em 2019.

Em maio, na apresentação dos números de aeronaves, os números de todos os modelos entregues durante o mês de abril apresentaram uma queda com relação a meses anteriores, bem como cancelamentos e adiamentos, embora a carteira de pedidos da fabricante ainda continue forte.

Tudo indica que, devido ao impacto provocado pela pandemia global do novo coronavírus no setor aéreo, dificilmente os números do A320 e de outros modelos da fabricante atinjam os níveis dos números apresentados nos anos anteriores.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Veja outras histórias