Airbus prestes a iniciar montagem de nova asa, supostamente para a família A320neo

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Airbus A321neo

Mesmo com todo o sucesso recente da família A320neo, que ganhou mercado com a longa crise do concorrente Boeing 737 MAX e com a falta de um rival para as novas versões de alcance ampliado do A321neo, a Airbus segue se movimentando para tornar seus jatos de fuselagem estreita ainda mais eficientes.

Segundo reporta a Bloomberg, a fabricante europeia está prestes a iniciar, já nas próximas semanas, a montagem da primeira asa feita de material composto supostamente para sua família de aviões de corredor único. A informação foi fornecida por Sue Partridge, responsável pelo futuro projeto na Airbus.

A nova asa, muito mais leve e eficiente com materiais compostos ao invés de metal, poderia fazer parte dos planos da empresa para a nova versão do A321, que já foi chamada de A322. Adicionando-se o vazamento recente de informações sobre conversas da Airbus com a GE, para uma nova geração de motores, parece que há muitas peças se encaixando para o real lançamento de alguma novidade.

Materiais compostos já são amplamente usados nas asas das famílias de aviões de fuselagem larga, como os 787 e 777X da Boeing ou os A330neo e A350 da Airbus, porém, os projetos mais recentes de fuselagem estreita das duas fabricantes apenas ganharam motores de nova geração e refinamentos aerodinâmicos das asas, sem o uso dos compósitos nos componentes estruturais.

Com as também recentes revelações de conversas da Boeing com a Rolls-Royce sobre motores para uma nova aeronave, é de se esperar que não levará muito tempo para que as duas maiores fabricantes mundiais anunciem oficialmente a próxima geração de aviões.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Ex-comissárias de voo da Alitalia fazem protesto tirando a roupa em...

0
O protesto de comissárias de bordo da extinta Alitalia, ocorreu em descontentamento aos acordos trabalhistas dos novos comissários da ITA.