Airbus realiza primeira decolagem autônoma com o A350

A Airbus realizou hoje a primeira decolagem totalmente autônoma com um avião próprio, como parte do projeto de voo autônomos.

Airbus A350

O voo realizado com o Airbus A350XWB decolou às 10h15 de Toulouse e fez um total de oito decolagens durante quatro horas e meia.

“A aeronave fez o que era esperado durante estes testes. Enquanto estávamos alinhando na cabeceira e esperando autorização do controle de voo, ligamos o piloto automático. Demos a potência de decolagem e monitoramos a aeronave, ela começou a se mover e acelerar de maneira automática, mantendo o centro da pista e começou a subir o nariz automaticamente na velocidade de rotação inserida, logo depois estávamos voando” afirma o piloto-chefe de testes da Airbus, Yann Beaufils.

Ao invés de ser baseado em sistemas de rádio como o pouso automático é feito com o ILS, o sistema da Airbus utiliza reconhecimento de imagem através de câmeras montadas na aeronave. Com isso consegue detectar se o avião está alinhado ou não e se tem algum obstáculo à frente.

Esta decolagem autônoma é parte do projeto ATTOL da Airbus, que em inglês é Autonomous Taxi, Take-Off & Landing. O projeto pretende que a aeronave faça um voo praticamente sozinha, deixando que os pilotos possam focar em outros aspectos da segurança de voo.

A próxima etapa será o táxi autônomo também utilizando reconhecimento de imagem, seguido pelo pouso automático sem ILS ou algum auxílio de navegação. Os próximos testes serão no meio deste ano.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias