Airbus só fará mais 6 A380 e depois fechará a fábrica, saiba para quem eles vão

A380
Foto: Qantas

Há cerca de dois anos, a Airbus anunciou que estava tomando a dolorosa decisão de encerrar a produção de seu jato superjumbo A380 depois de não garantir novos pedidos.

Na ocasião, a empresa disse que anteciparia o encerramento para 2021, depois que a Emirates, o maior cliente do modelo, reduziu o pedido pendente de 53 aviões para apenas 14. Em vez disso, a Emirates encomendará 70 aeronaves A330 e A350 menores, destacando a tendência de aeronaves menores e mais eficientes que tornaram o A380 insustentável. O cancelamento do modelo poderá afetar os trabalhos de até 3.500 funcionários da Airbus, embora a fabricante esteja buscando formas de realocá-los na produção de outras aeronaves.

Tom Enders, executivo da Airbus, disse è época que o cancelamento foi “doloroso para nós”. Ele disse: “Não temos uma carteira de pedidos de A380 substancial e, portanto, nenhuma base para sustentar a produção, apesar de todos os nossos esforços de vendas com outras companhias aéreas nos últimos anos. O que estamos vendo aqui é o fim das grandes aeronaves de quatro motores”.

Avião Airbus A380 Malaysia

O destino dos últimos A380

Desses onze que ainda estão pendentes de entrega, apenas 6 ainda estão sendo montados, enquanto outros cinco já estão prontos e realizando testes ou pintura antes da entrega a seus operadores. A lista abaixo apresenta quais são essas aeronaves, seu número de série, o operador final e o estágio de produção. ão eles:

  • MSN 258 – Emirates A6-EVI – pronto e com pintura completa
  • MSN 260 – Emirates A6-EVJ – pronto e com pintura completa
  • MSN 261 – Emirates A6-EVL – pronto e com pintura completa
  • MSN 264 – Emirates A6-EVM – pronto, mas sem pintura
  • MSN 266 – ANA JA383A – pronto, sendo pintado
  • MSN 267 – Emirates A6-EVN – linha final de montagem
  • MSN 268 – Emirates A6-EVO – linha final de montagem
  • MSN 269 – Emirates A6-EVP – em montagem
  • MSN 270 – Emirates A6-EVQ – montagem não iniciada
  • MSN 271 – Emirates A6-EVR – montagem não iniciada
  • MSN 272 – Emirates A6-EVS – montagem não iniciada
A380 em formação com a Patrouille de France

Planos das empresas que operam

Por outro lado, as notícias sobre a aposentadoria prematura do Airbus A380 têm sido destaque. No quadro abaixo, está um resumo do panorama geral sobre o destino dos 236 aviões que atualmente estão voando e dos 11 que ainda serão construídos antes do encerramento da produção.

A verdade é que ainda haverão muitos super-jumbos por aí pelos próximos quinze anos e nem todas as empresas aéreas deram pistas sobre o seu futuro. Confira na tabela abaixo o que se sabe do destino dos A380 até o presente momento.

Nota: o A380 da HiFly é um dos que foram aposentados pela Singapore

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias