Airbus e Socata irão lançar turboélice híbrido com 7 motores

Como parte de sua estratégia de inovação, a Airbus em conjunto com a Daher-Socata e a Safran anunciaram hoje durante o Paris Air Show um projeto para um avião turboélice híbrido com sete motores.

A aeronave será baseada na consagrada plataforma de turboélices TBM, e será equipada com motores elétricos em conjunto com o turboélice que já equipa a aeronave.

Denominado EcoPulse, o demonstrador dessa nova tecnologia deverá decolar em 2022. O projeto inclui apoio do governo francês através da agência civil local DGAC e do CORAC – Conselho de Pesquisa Aeronáutica Civil da França.

As três fabricantes terão tarefas específicas neste projeto, veja:

  • O sistema de propulsão híbrido-elétrico será fornecido pela Safran;
  • A Airbus terá a responsabilidade de melhorar a aerodinâmica do sistema de propulsão, da instalação das baterias de alta densidade para a nova propulsão
  • A instalação de outros componentes e sistemas, testes em voo, análise geral e construção regular será feita pela Daher-Socata.

A proposta dessa colaboração tripla é validar tecnologias para reduzir a emissão de ruído e de CO2.

Pela Assessoria de Imprensa da Airbus

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é Piloto Comercial, Despachante, Bacharel em Ciências Aeronáuticas, membro da AOPA e veterano da Western Michigan University #GoBroncos