Airbus introduz solução digital para análise e reparo de danos em aviões

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram.

A Airbus está introduzindo com as companhias aéreas uma nova solução integrada para registrar, avaliar, monitorar e relatar danos estruturais nas aeronaves por meio de uma ferramenta portátil baseada em tablet.

Airbus eTech 3D Repair Solução Digital Reparos
Utilização da ferramenta em um tablet – Imagem: Airbus

Chamado “eTech 3D Repair”, pode ser usado na linha de voo por pilotos e mecânicos. A localização de danos é realizada de maneira rápida e fácil, graças aos modelos de aeronaves 3D integrados, e a ferramenta fornece uma visão histórica completa de qualquer dano anterior registrado para a aeronave.

Além de facilitar o registro das características dos danos em um clique, o eTech 3D Repair orienta o usuário na avaliação dos danos, dando acesso aos capítulos “ATA” do manual de reparo estrutural digital (SRM), além dos nomes das peças.

A nova solução digital integrada também inclui uma função de pesquisa para consultar os manuais do fornecedor das peças afetadas. Se nenhuma solução de reparo padrão já estiver listada no SRM, então a ferramenta facilita uma maneira direta de entrar em contato com a engenharia para iniciar uma “Solicitação técnica da Airbus”.

Airbus eTech 3D Repair Solução Digital Reparos
Tela do programa de registro e avaliação de danos – Imagem: Airbus

Portanto, é possível compartilhar com rapidez e eficiência todos os dados de danos com o fabricante da aeronave ou com uma organização de reparos aprovada, ou entrar em contato com outros fornecedores por e-mail, evitando trocas de mensagens e documentos administrativos demorados.

A ferramenta também permite que a equipe de manutenção obtenha aprovação rápida das autoridades para o reparo, o que reduzirá o atraso no retorno da aeronave ao serviço.

Em resumo, a nova solução, que substitui o sistema “Repair Manager” da Airbus baseado em computador, agora traz mobilidade com um dispositivo portátil, tornando-o utilizável por mecânicos de linha e pilotos e gerando uma economia de tempo significativa.

Isso permite que eles evitem a dependência de papelada, fornece fácil acesso à documentação digital, compartilha rapidamente informações com os contros de manutenção, garante total rastreabilidade de danos e produz relatórios de danos rapidamente – o que é essencial para garantir a conformidade do processo da companhia aérea com os regulamentos.

Informações pela Airbus

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Vídeos mostram como é embarcar um barco no grande avião Antonov...

0
As interessantes gravações mostram o processo de transporte dos barcos de competição no tradicional cargueiro Antonov AN-124.