Airbus testa winglets maiores para o A350-900ULR

A350 pousa após 1º voo com novos winglets | Foto por A380_TLS_A350

A Airbus iniciou nessa semana testes de uma nova versão de winglets no seu primeiro A350 XWB, de matrícula F-WXWB. Os winglets foram criados para reduzir o arrasto de ponta de asa, diminuindo assim o consumo das aeronaves, e hoje é um padrão em todas as aeronaves comerciais.




Os novos winglets do A350 possuem o mesmo design dos atuais que equipam as mais de 114 unidades que voam pelo mundo atualmente, porém é em torno de 50 centímetros mais alto, destacando-se na aeronave. Winglets maiores podem trazer maiores benefícios mas também um maior peso, e cabe ao desenvolvedor ver onde essa relação tem o seu ponto ideal.

No caso da Airbus, aumentar a eficiência é importante para a variante A350-900ULR, a sigla de Ultra Long Range. (Alcance Ultra Longo). O modelo será o bimotor de maior alcance já construído pela Airbus, podendo voar por 19 horas ininterruptas e chegando a mais de 8,700 milhas náuticas (16,112 km). O novo modelo é um pedido espcial da Singapore Airlines, que irá reativar a rota entre Cingapura e Nova Iorque, o voo mais longo do mundo e que por anos foi operado pelo A340-500 com apenas 100 assentos devido à limitação de peso.

Outro ângulo da aeronave equipada com os novos winglets | Foto: Paul Marais Hayer

Os novos winglets permitirão uma economia ainda maior no A350, fazendo com que o voo mais longo do mundo seja rentável novamente. O dispositivo também poderá ser instalado nas versões típicas do A350, e a própria Airbus prometeu que criaria um modo de conversão rápida entre a versão regular e a ULR. Ainda não existem números sobre o quão maior será a economia com estes novos winglets.

Fontes na Airbus afirmam que a primeira aeronave a ser equipada com os novos winglets será a de número de série 216, o primeiro A350ULR para a Singapore Airlines. Mas como será a primeira aeronave do tipo e exigirá uma certificação complementar, não deverá ser entregue no prazo regular. Na sequência, a Air China deve receber o seu 3º A350 com número de série 217 já com os novos winglets.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Avião Caçador Submarino US Navy Boeing 737NG P-8A Poseidon

Em reunião específica com a mídia brasileira na FIDAE, Boeing falou...

0
Tim Flood, diretor da Boeing, falou das qualidades do avião de patrulha marítima, que foi desenvolvido a partir da plataforma Boeing 737-800.