Alaska Airlines apresenta o primeiro Boeing 737-700 de carga

A Alaska Air Cargo, braço cargueiro da Alaska Airlines, iniciou um novo capítulo na sua história com o primeiro Boeing 737-700 a ser convertido para um cargueiro pleno. A aeronave é a primeira do tipo no mundo, e entrou em serviço hoje levando carga de Seattle para o estado do Alaska.




À medida que a nova geração do 737 chega ao mercado com a série MAX, a série Next Generation (NG) composta pelos modelos -600, -700, -800 e -900 chama a atenção do mercado cargueiro, pela sua eficiência comprovada e um preço de aquisição mais em conta. A conversão foi feita pela Israel Aerospace Industries (IAI) em Tel Aviv e durou 19 meses. Após o término da conversão, os pilotos da Alaska trouxeram a aeronave de volta para os EUA, com escalas na Irlanda e no estado americano de Maine.

“Esta é uma aeronave única e que começa uma nova era na Alaska Airlines”, disse Wayne Newton, vice-presidente de operações aeroportuárias da Alaska Airlines, que complementou: “Com uma frota totalmente cargueira, o nosso negócio de cargas terá uma operação independente, permitindo um foco melhor nas necessidades dos nossos clientes deste setor”. A Alaska Air Cargo opera atualmente com um Boeing 737-400F e quatro 737-400C, este último o modelo Combi, híbrido que leva 72 passageiros mais 4 pallets de carga e que será aposentado em 18 de outubro.

A operação da Alaska Air Cargo é essencial, já que a Alaska Airlines é uma das poucas companhias a operar no remoto e gelado estado americano, que sofre com falta de conexões viárias que são fechadas em parte significativa do ano devido à neve. No total serão três 737-700F, resultando numa capacidade de carga 15% maior que a atual e consumindo 15% menos combustível.

Alguns dados do Boeing 737-700F da Alaska:

  • Alcance de até 5.149km
  • Carga útil máxima de 19 toneladas, sendo 4,5 toneladas a mais que o 737-400F
  • A primeira aeronave registrada possui a matrícula  N627AS. As próximas a serem entregues possuem as matrículas N626AS e N625AS.

Com informações e fotos da Assessoria de Imprensa da Alaska Airlines.

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é Piloto Comercial, Despachante, Bacharel em Ciências Aeronáuticas, membro da AOPA e veterano da Western Michigan University #GoBroncos