Além da árabe Qatar Cargo, Viracopos também ganha voos regulares de aérea africana

Enquanto os indicadores econômicos começam de forma tímida a mostrar uma retomada do crescimento do Brasil, a aviação cargueira em Viracopos, sempre bastante sensível ao rumo da economia, já mostra que o movimento de mudança está a pleno vapor.

Avião Boeing 777 Ethiopian

Após o anúncio, na semana passada, da estreia da companhia aérea Qatar Cargo com voos regulares sendo iniciados na próxima terça-feira, 19 de novembro, uma outra companhia estreia antes, já neste sábadoo, 16 de novembro.

A empresa aérea Ethiopian Airlines, que tem se destacado como a maior e melhor do continente africano na atualidade, teve voos de sua divisão Ethiopian Cargo aprovados pela ANAC, segundo informações do sistema SIROS da agência reguladora brasileira.

Avião Boeing 777 Ethiopian
Boeing 777-200 de passageiros, semelhante ao cargueiro que voará para Viracopos

As operações regulares acontecerão aos domingos, mas por enquanto a programação só vai até o final de dezembro de 2019 e não contempla todos os sábados. Assim, não há confirmação se os voos regulares permanecerão em 2020, ou se são sazonais neste final de ano.

A aeronave utilizada será o Boeing 777-200F e os voos partirão da Lagos, na Nigéria, prosseguindo até Santiago do Chile depois da parada em Viracopos, que fica na cidade de Campinas/SP.

Os dias e horários registrados no sistema da ANAC são os seguintes (em horários locais de cada aeroporto):

Voo nº ET3739:

  • Dia 16/11 – De Lagos para Viracopos, pousa às 22:30;
  • Dia 17/11 – De Viracopos para Santiago, decola às 00:00.

A operação se repete nos mesmos horários nos dias:

  • 23 e 24/11;
  • 07 e 08/12;
  • 14 e 15/12.

Estreia da Qatar Cargo

A Qatar Cargo vai oferecer a ligação de Viracopos com países do Oriente Médio, Europa e América do Sul a partir da próxima terça-feira, e os voos serão realizados com um Boeing 777-200F, na rota Doha-Luxemburgo-Viracopos-Santiago-Doha. A operação ocorrerá nas noites de terça-feira e de sexta-feira.

A duas novas companhias aéreas a operar em Viracopos se somam a outras duas empresas que também anunciaram mais frequências ou ampliação de rotas por Viracopos neste ano: Korean Cargo e Latam Cargo. Hoje, pelos menos 20 empresas cargueiras nacionais e internacionais operam no aeroporto. Veja mais detalhes na matéria a seguir:

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.