Alemanha envia dois Airbus com ajuda para combater o Covid-19 em Portugal

O governo alemão está mais uma vez enviando ajuda para combater o coronavírus no estrangeiro e o destino da vez é Portugal, que receberá dois aviões Airbus com ajuda para combater a epidemia local, que está fora de controle.

A400M – Divulgação – Luftwaffe

Os dois aviões da Luftwaffe, a Força Aérea da Alemanha, chegarão amanhã com 150 camas de hospital, 50 ventiladores e 150 bombas de infusão, reporta o jornal alemão The Local. A ajuda vem após Portugal solicitar à Alemanha e a União Europeia reforço no combate à pandemia, citando que tinha apenas sete leitos de UTI disponíveis em Lisboa e que provavelmente ficaria sem capacidade de atender os pacientes.

A ajuda virá na forma de um Airbus A400M, cargueiro que tem o mais potente motor turboélice do mundo, com 11 mil cavalos cada Europrop TP400. Ele levara boa parte dos equipamentos, além de pessoal de apoio.

Por sua vez, num Airbus A310 devem seguir 26 médicos especialistas além dos ventiladores e as bombas de infusão. É esperado que o A310 escalado seja um que serve como UTI Aérea no seu interior. As duas aeronaves pousarão amanhã no Aeroporto de Portela em Lisboa, com o A310 chegando às 12h30 e o A400M às 13h00.

A Áustria também informou que irá ajudar Portugal, mas recebendo pacientes portugueses para aliviar o sistema de saúde luso. Não foi informado, porém, quando será este voo de evacuação aeromédica.

A310 UTI Aérea – Luftwaffe
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Aeródromo em Goiânia vai sediar a 1ª edição do novo evento...

0
O evento se baseia na combinação de palestras, mesas redondas, exposição de aeronaves, produtos, serviços e debates.