Alemanha envia hoje para Manaus avião militar com aparelhos respiratórios

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Imagem: Luftwaffe

A Embaixada da Alemanha no Brasil informou, em nota emitida nesta sexta-feira, 26 de março, que o país europeu doou ao Brasil 80 aparelhos para o tratamento respiratório e acessórios para o uso hospitalar. Os equipamentos chegarão a Manaus neste sábado, 27, e serão trazidos por um avião da Aeronáutica alemã, a Luftwaffe.
 
A doação, segundo a Embaixada, atende ao pedido de ajuda do governo do Amazonas, que foi endereçado à comunidade internacional. Para o governo da Alemanha, a cooperação mundial para o enfrentamento da pandemia da Covid-19 é de máxima prioridade, de modo que o país está disposto a prestar a sua ajuda humanitária.

“A pandemia somente será vencida, quando for vencida em todas as partes do mundoˮ, destaca o Embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms. “Ninguém está seguro, até que todos estejam seguros. A Alemanha e o Brasil são parceiros muito importantes e nós acreditamos que somente através da união e da cooperação de maneira solidária entre os países poderemos vencer essa pandemia.ˮ

Em artigo em sua página, a Embaixada comenta que a cidade amazônica de Manaus se tornou um dos focos da pandemia nas últimas semanas e o grande número de pacientes com COVID‑19 colocou o sistema de saúde sob pressão significativa. Para auxiliar no atendimento a esses pacientes, o Governo Federal da Alemanha está enviando para Manaus os 80 ventiladores, que são aparelhos não invasivos que não utilizam oxigênio suplementar.

Eles fazem parte das reservas do Ministério Federal da Saúde e são transportados pelo Bundeswehr – o órgão unificado das forças armadas da Alemanha e sua administração civil e autoridades de compras. Manaus entrou em contato com o Governo Federal para solicitar os ventiladores, segundo a Embaixada.
 
A Alemanha participa ativamente da cooperação internacional para o enfrentamento da pandemia através do envio de doações humanitárias, recebendo e tratando pacientes de países vizinhos e, recentemente, com a doação de mais de 1,2 bilhão de euros para o OMS/COVAX – programa do qual o Brasil já recebeu as primeiras vacinas no último domingo.

Embora não informado oficialmente qual a aeronave envolvida, espera-se que seja um Airbus A310MRTT da Luftwaffe. O pouso está programado para o meio-dia deste sábado, e a decolagem para as 14h40.

Avião Airbus A310 MRTT Luftwaffe Alemanha
A310MRTT da Luftwaffe – Imagem: bomberpilot / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Com informações da Embaixada da Alemanha no Brasil

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Itapemirim estreia voos internacionais em novembro com rota especial para o...

0
A Itapemirim Transportes Aéreos agendou doze voos, contando ida e volta, para o Uruguai, no final de novembro com o objetivo