Alfândega de Viracopos registra seis apreensões na Semana Santa e feriado de Páscoa

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Terminal Aeroporto Internacional de Viacopos
Imagem: Ricardo Lima / Aeroportos Brasil Viracopos

A Seção de Remessas Postais e Expressas (Sarpe) e os Grupos de Plantão da Alfândega da Receita Federal no Aeroporto Internacional de Viracopos/Campinas (SP) alcançaram, na Semana Santa e feriado de Páscoa, resultados expressivos na apreensão de remessas com entorpecentes.

Seis encomendas selecionadas para inspeção resultaram em mais de 3,7 kg de cocaína e em 224 gramas de haxixe apreendidos. Dessas mercadorias com drogas, cinco estavam para ser exportadas para os mais diversos destinos e uma entraria no País proveniente dos Estados Unidos.

No dia 30 de março, os destinos de exportação que tiveram remessas selecionadas foram Egito e Índia. As mercadorias em vias de serem exportadas eram respectivamente peças automotivas e uma bolsa feminina. Nas duas cargas, foram encontrados 565 gramas de cocaína, sendo 420 gramas em juntas homocinéticas e 145 gramas ocultos no acessório feminino.

Tal variedade de destinos e de mercadorias evidencia a dificuldade na seleção de cargas que possam conter ilícitos, sendo necessário um eficiente trabalho de inteligência para a obtenção de bons resultados.

A história foi semelhante no dia 2 de abril, quando duas remessas, também de exportação, foram selecionadas para fiscalização. A primeira trazia novamente peças automotivas, mas o destino dessa vez era a Austrália. A outra encomenda era uma jaqueta de inverno com o forro recheado de cocaína, que seguiria para o Japão se não fosse interceptada. Nesse dia, a apreensão foi de 1,770 kg do entorpecente.

No dia seguinte, 3 de abril, uma mala com destino à Holanda chamou a atenção das equipes. Durante a fiscalização, notou-se que sua estrutura continha mais de 1,3 kg de cocaína.

Imagem: Receita Federal

Na importação, por sua vez, foram encontrados 224 gramas de haxixe. A droga, que foi embalada e acondicionada entre duas bandejas nos Estados Unidos, tinha como destino a cidade de Amparo, interior de São Paulo.

A fiscalização das remessas expressas realizada pela Receita Federal visa ao combate incessante ao tráfico internacional de drogas, buscando, ao mesmo tempo, causar o mínimo de prejuízo ao fluxo do comércio internacional.

Informações da Receita Federal

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Enquanto outros devolvem, Emirates recebe o seu 119º superjumbo Airbus A380

0
A Emirates recebeu na quarta-feira (12), o Airbus A380 de matrícula A6-EVP (msn 269), que ingressa na frota como o 119º jato do modelo.