Alitalia sai do pacto transatlântico com a Delta e a Air France-KLM

A companhia aérea Alitalia está oficialmente fora dos acordos transatlânticos com a Delta Air Lines e a Air France-KLM, que foram uma importante fonte de receita para a empresa italiana nos últimos tempos.

Avião Boeing 777 Alitalia

A partir de agora, passa a vigorar apenas o acordo de codeshare que a Alitalia tem com a empresa americana, mas de uma maneira menos blindada e com a perda de acesso ao mercado americano, que trazia uma receita relevante. Enquanto isso, comenta-se que a empresa italiana está negociando uma nova parceria com a Air France-KLM.

Segundo os termos originais do acordo, a joint venture transatlântica entre Delta, Air France-KLM e Alitalia terminou em 31 de dezembro de 2019 e a imunidade antitruste expirou em 20 de maio. Havia a opção de postergação do prazo, mas isso não aconteceu.

Segundo o Corriere de la Sera, um documento apresentado há alguns meses ao Departamento de Transportes dos EUA explicava que 40% dos bilhetes para os voos entre Itália e EUA foram vendidos por Alitalia ou Delta e que 80% daqueles que desembarcaram com a transportadora italiana em Nova Iorque fizeram conexões com a Delta para outros destinos nos EUA, Canadá e México. Esses números mostram o quão representativa era a parceria.

Sem ela, a Alitalia pode buscar novas alternativas.

Há duas outras JVs atualmente. Uma delas é a formada por British Airways, Iberia, American Airlines e Finnair e outra é a que tem Lufthansa, United e Air Canada. Na terceira hipótese, a Alitalia pode seguir em “carreira solo” enquanto trabalha seus acordos de codeshare individualmente.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Vídeo a bordo capta quase colisão de avião com árvores ao...

0
O vídeo mostra uma situação bastante crítica e muito alertada na instrução de pilotos, sobre perder condições visuais durante o voo.