Alliance Air autorizada a lançar operações com os jatos da Embraer

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Foto: @rw01r_aviation / Alliance Airlines

Em um comunicado registrado na Bolsa de Valores da Austrália, a transportadora regional Alliance Airlines, anteriormente uma operadora exclusiva de aeronaves Fokker, anunciou que recebeu a aprovação regulamentar e um Certificado de Operador Aéreo (AOC) revisado da Autoridade de Segurança da Aviação Civil (CASA) do país em 31 de março para iniciar as operações comerciais com sua frota de jatos Embraer E190.

Atualmente, a Alliance tem compromissos firmes de compra para trinta E190 para serem usados ​​na expansão das operações da companhia aérea. Até o momento, 18 aeronaves foram pagas e estão sendo gradativamente entregues à Alliance. O restante de 12 aeronaves seria entregue progressivamente até o final de 2021. Quatorze dos E190 foram adquiridos da Azorra Aviation e dezesseis da Jetran, ambas locadoras baseadas nos Estados Unidos.

O CEO da Alliance Air, Lee Schofield, confirmou que a base operacional para essas aeronaves seria Adelaide e Darwin. Três aeronaves seriam arrendadas com tripulação para a Qantas a partir de 25 de maio de 2021, em um contrato de três anos anunciado anteriormente. 

Outra novidade é que o simulador de voo completo do E190, adquirido pela empresa, está programado para estar disponível no início de maio, com os pilotos atualmente sendo treinados com a Finnair, em Helsinque.

Como reportado anteriormente, a chegada dos Embraer, apesar de não serem novos de fábrica, é uma conquista importante para a fabricante brasileira, que aumenta de maneira representativa sua presença no país continental que é a Austrália.

Até então, a Alliance voava apenas com uma frota de 27 Fokker 100, cinco Fokker 50 e 14 Fokker 70, os quais estão ficando muito velhos e devem ter problemas com peças de reposição no futuro. Por isso, é importante a Embraer marcar território, sobretudo para o momento em que esses antigos aviões holandeses tornarem-se obsoletos e precisarem ser substituídos.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

ITA estreia hoje mais um avião em sua malha de voos

0
O PS-ITA decolou hoje, 24 de julho, às 08h22 do Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim, o Galeão, no Rio de Janeiro.