Início Aeroportos Com alta demanda por cargueiros, 2º local de conversão de Boeing 777...

Com alta demanda por cargueiros, 2º local de conversão de Boeing 777 é definido

IAI Israel GECAS GE Boeing 777-300ERSF Big Twin
Imagem: IAI

Devido ao aumento esperado na demanda por aeronaves cargueiras de corpo largo com capacidade de voo longo, a Israel Aerospace Industries (IAI) definiu que deve estabelecer uma nova instalação de conversão (Conversion Facility) para Boeing 777, em parceria com o Aeroporto Internacional de Incheon e a Sharp.

Na manhã de hoje, 4 de maio, a IAI assinou um Memorando de Acordo (MoA), com o Aeroporto Internacional de Incheon e a Sharp Technics K, para estabelecer o segundo local de conversão “Passageiro para Cargueiro” (P2F – Passenger to Freighter) na Coreia do Sul. A instalação será especializada na conversão do Boeing 777-300ERSF, o “Big Twin”.

No âmbito do acordo, o IAI converterá seis B777-300ER e B777-200LR por ano, começando em 2024. O estabelecimento de mais instalações de conversão de aeronaves P2F em todo o mundo é necessário para atender ao aumento esperado na demanda por aeronaves cargueiras de fuselagem larga com capacidade para voos longos.

O Grupo de Aviação da IAI está trabalhando 24 horas por dia durante este período com o protótipo da conversão P2F do B777 e deve concluir o processo de certificação em 2023. O modelo B777 representa a próxima geração de aeronaves de carga e se juntará à família de conversões da IAI, que já incluem B747, B767, B737NG e B737 Classic.

Yossi Melamed, VP e GM do Grupo de Aviação da IAI, disse que a assinatura do acordo de hoje com o Aeroporto Internacional de Incheon e a Sharp está diretamente ligada à estreita cooperação da IAI com a indústria de aviação sul-coreana e destaca a confiança e o respeito da IAI na capacidade da Coreia do Sul de estabelecer uma linha de conversão para atender à demanda, junto com a mão de obra treinada necessária.

“Nos últimos anos, a IAI transferiu a produção de asas de jatos executivos, estrutura principal e partes da cauda para empresas coreanas. Estou ansioso para expandir nossas atividades de cooperação estratégica com empresas sul-coreanas e autoridades governamentais”, comentou Yossi.

Imagem: GECAS / IAI

O presidente Kim Kyung-wook da Incheon International Airport Corporation disse que, ao atrair a primeira base de produção de aeronaves de carga de grande porte da IAI no exterior para o cluster de MRO (Manutenção, Reparo e Revisão) do aeroporto de Incheon, haverá um crescimento conjunto e forte contribuição para o desenvolvimento da economia nacional e regional.

“Com base na infraestrutura de transporte aéreo do Aeroporto Internacional de Incheon, continuaremos a atrair empresas de MRO de aviação de classe mundial para o Aeroporto de Incheon. Pretendemos contribuir para fortalecer a competitividade da indústria de aviação coreana”, comentou Kim.

Soon-Suk Paik, CEO e presidente da Sharp Technics K (STK), disse: “A conversão de aeronaves de carga requer enormes custos de investimento, tecnologia avançada, certificações internacionais e pessoal de manutenção de aviação qualificado, que refletem as altas barreiras à entrada na indústria de MRO. Embora a STK seja uma empresa privada, como membro da indústria de aviação faremos o nosso melhor no setor privado com a visão de contribuir para o desenvolvimento e os interesses nacionais da indústria de aviação coreana.”

IAI é um centro de tecnologia nacional e global nas áreas de mísseis de assalto, defesa aérea, radares, satélites, aeronaves remotamente tripuladas (UAVs), aviação e cibernética. A empresa possui extensas operações na Coreia do Sul com foco em manutenção de aeronaves e helicópteros, sistemas de radar aerotransportados e terrestres, sistemas de navegação e optrônica e UAVs.

Ao longo dos próximos anos, as colaborações também serão expandidas para aeronaves de missão, UAVs estratégicos e UAVs VTOL e sistemas de armamento móvel e preciso.

O Aviation Group da IAI é uma instalação de conversão de cargueiros de classe mundial e é responsável por: manutenção (MRO), aviões a jato, conversões de aviões de passageiros em cargueiros, montagens aviônicas e aeroestruturas, atualizações de aviônicos e muito mais. Os clientes do Aviation Group incluem: Amazon, DHL e FedEx, entre outros.