Amadeus anuncia parceria para diminuir overbooking

Ninguém gosta de ir até o aeroporto e voltar para trás por causa de um overbooking. Um novo acordo entre a Amadeus e a Volantio espera fazer dessa uma experiência que ficará para a história.

A Amadeus anuncia hoje dois acordos com a Volantio. A startup de tecnologia de viagens receberá financiamento do programa de investimento em startups da Amadeus, o Amadeus Ventures. Ao mesmo tempo, a startup firmou uma nova parceria com a Amadeus que permitirá que as companhias aéreas integrem facilmente a solução inovadora da Volantio à tecnologia do Amadeus Altéa.

A Volantio é uma escolha lógica para a Amadeus. A startup de tecnologia desenvolveu uma plataforma líder na indústria, a Yana, que ajuda companhias aéreas a otimizar tanto a capacidade quanto a receita, aprimorando os resultados finais e a satisfação do cliente. A Yana identifica proativamente os passageiros flexíveis em voos cheios e oferece um incentivo (como milhas para passageiros frequentes, vouchers de viagem ou upgrades) para que mudem voluntariamente para voos de menor demanda. A plataforma remarca de forma automática os passageiros que aceitam a proposta e indica o incentivo selecionado. Os passageiros são notificados em seus dispositivos mobile, até mesmo dias antes da partida, para evitar aborrecimentos de última hora. Todo o processo é guiado por aprendizagem de máquina, visando maximizar a rentabilidade das companhias aéreas e melhorar a experiência dos viajantes.


A Yana melhora a gestão de voos com possibilidade de overbooking e ajuda as companhias aéreas a melhorarem a receita pós-reserva. A plataforma da Volantio complementa a tecnologia da Amadeus, oferecendo às companhias aéreas mais opções para aumentar a receita ao longo de todo o processo da viagem, desde a abertura da página de reservas até a partida do voo.
O anúncio veio após a vitória da Volantio no Amadeus Accenture Alliance Air Pitch, no Skift Fórum Global em setembro de 2018, e da oportunidade de passar quatro dias em um sprint de desenvolvimento no Centro de Inovação da Alliance, em Dublin. Recentemente, a startup se destacou novamente no evento Amadeus T3CH em março, quando ganhou o primeiro lugar entre as startups.

“Estamos honrados por receber financiamento e por fazer um acordo de parceria comercial com a Amadeus, uma empresa líder global em inovação em tecnologia de viagens. A missão da nossa empresa é gerar valor para a indústria de viagens enquanto melhoramos a jornada do viajante. Esses acordos irão acelerar significativamente o crescimento e a concretização da missão da Volantio, permitindo que mais parceiros doAltéa integrem nossa plataforma mais rapidamente. Estamos ansiosos para começar”, diz Azim Barodawala, CEO, Volantio.


“Estamos sempre procurando maneiras de ajudar que nossos parceiros de companhias aéreas tenham sucesso, oferecendo uma melhor experiência de viagem para os passageiros. Acreditamos fortemente no potencial transformador da tecnologia da Volantio. Estamos confiantes que esse último investimento do Amadeus Ventures irá gerar ótimos resultados para todas as partes envolvidas”, diz Suzanna Chiu, Head, Amadeus Ventures.
“As parcerias são um dos pilares de nossa estratégia para impulsionar o crescimento e inovação das companhias aéreas. Nós planejamos facilitar a integração entre o Amadeus Altéa e a tecnologia da Volantiopara que as companhias aéreas tenham ofertas mais flexíveis para seus viajantes, maximizando suas receitas”,diz Altaf Rizvi, Head of Partnerships, Airlines, Amadeus.

A Volantio já trabalha com sete companhias aéreas, incluindo Qantas, Iberia, Alaska Airlines, Volaris, IndiGo, entre outras. Até agora, as companhias aéreas parceiras têm visto um retorno sobre seu investimento de 3 a 5 vezes em média, e o feedback dos clientes tem sido muito bom.
A Volantio está se unindo ao portfólio do Amadeus Ventures, que tem foco em empresas que melhoram a experiência de viagem tanto para viajantes a negócios como a lazer, e inclui algumas empresas muito conhecidas como a FLYR, BookingPal e Betterez.

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é Piloto Comercial, Despachante, Bacharel em Ciências Aeronáuticas, membro da AOPA e veterano da Western Michigan University #GoBroncos