Amas Uruguay recebe o primeiro dos dois aviões Embraer E190 encomendados

Foto gentilmente cedida pelos Spotters SUMU

A Amas Uruguay, nova denominação comercial de Amaszonas del Uruguay, e integrante do Grupo Amaszonas junto com a Amas Bolívia, recebeu nesta quinta-feira, dia 12 de dezembro, sua primeira aeronave do modelo Embraer E190 com 112 lugares em configuração de classe econômica.

Levando a matrícula CX-IVO, o avião foi trasladado da Indonésia para o Uruguai, com paradas técnicas de reabastecimento em Omã, Tunísia, Ilha do Sal e Natal, numa jornada de quatro dias. Além do nome, outra novidade da marca Amas é a nova pintura das aeronaves, que carregam uma identidade visual assinada pelo executivo e consultor brasileiro Gianfranco Beting, conhecido como Panda.

Foto gentilmente cedida pelos Spotters SUMU

Falando em operações, é previsto que se iniciem no começo de 2020, com ligações regulares de Montevideo a Buenos Aires e Assunção, no Paraguai. A abertura de uma ligação com o Brasil não é certa nesse momento, uma vez que, atualmente, já há uma grande oferta de voos de concorrentes como Latam e Gol. O mapa de rotas da empresa está configurado da seguinte forma:

Amas

Nova marca: Amas

Em Agosto, o Grupo Amaszonas da Bolívia renomeou suas duas subsidiárias de companhias aéreas. Enquanto que a Amaszonas da Bolívia tornou-se Amas Bolívia, a transportadora irmã com sede no Uruguai virou Amas Uruguay.

Junto com a mudança, a empresa anunciou também um ajuste de frota, com a encomenda de alguns embraer E190 de segunda mão, os quais usará para substituir sua frota existente de sete CRJ200s. Além dos jatos, a empresa também possui um Dash 8-100 e dois Dash 8-200s, em uma rede de voos que abrange a Bolívia, Argentina, Paraguai, Peru, Chile e Uruguai. A filial boliviana também voará para o Brasil a partir de dezembro de 2019.

Por sua vez, o Amas Uruguay seguirá em breve os passos de sua irmã boliviana e vai incorporar dois E190s, além de manter um par de CRJ-200.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias