Início Acidentes e Incidentes

Com ameaça de fogo, Airbus A380 pousa na origem após 4 horas da decolagem

Um Airbus A380 pousou de volta no aeroporto do qual havia partido, quatro horas antes, devido a um problema de indicação de fumaça no compartimento de cargas, na última quinta-feira, 23 de janeiro.

Avião Airbus A380 Lufthansa
A380 da Lufthansa – Imagem: Melv_L – MACASR [CC]

A aeronave envolvida no incidente foi o A380-800 registrado com a matrícula D-AIMG, da companhia aérea alemã Lufthansa, quando realizava o voo de número LH-460 de Munique (Alemanha) para Miami (EUA) com 266 pessoas a bordo, segundo dados do The Aviation Herald.

O gigante de dois andares estava no nível de voo 380, sobre o oceano a cerca de 300 milhas náuticas (550 km) a oeste da costa da França, quando a tripulação recebeu uma indicação de fumaça no compartimento de carga e decidiu abortar a travessia do Atlântico até a América do Norte.

O momento em que o A380 virava sobre o oceano – Imagem: FlightRadar24

Devido ao risco de um incêndio se iniciar e alastrar pela aeronave, os pilotos optaram por desviar para a França. O Airbus A380 desceu para o nível de voo 370 a caminho de Paris, mas depois não iniciou a descida em direção à capital francesa. Ao contrário, continuou até retornar ao aeroporto de partida, em Munique, onde aterrissou com segurança cerca de 2:15 horas depois de virar sobre o oceano e 4:10 após a decolagem.

Posteriormente, o motivo da desistência pelo pouso de emergência em Paris foi explicada pela companhia aérea. A Lufthansa informou que a tripulação descarregou o sistema de combate a incêndio do compartimento de carga, e isso resultou na suspensão da indicação de fumaça.

Após o pouso, descobriu-se que um ventilador de aquecimento do compartimento de carga teve problema e emitiu a fumaça, causando a ativação dos detectores de incêndio.

Segundo dados do FlightRadar24, o Airbus A380 D-AIMG ainda não assumiu outro voo até o momento da publicação dessa matéria. Veja a seguir outro caso de um voo de um Jumbo que precisou retornar e pousou no mesmo lugar após incríveis 11 horas da decolagem:

Sair da versão mobile