American Airlines comprará um pedaço da JetSMART e ampliará presença na América do Sul

A American Airlines e a JetSMART anunciaram hoje (29) a assinatura de uma carta de intenções (LoI) por meio da qual as duas empresas avançarão em um acordo de codeshare para voos entre os Estados Unidos e a América do Sul, e no qual também propõem a entrada da companhia aérea americana na capital da empresa de baixo custo com uma participação minoritária.

Segundo reporta o Aviacionline, o acordo também incluirá os membros do programa de fidelidade AAdvantage, que ganharão e usarão milhas em voos JetSMART.

“Esta proposta de investimento no JetSMART dará aos clientes acesso à maior rede, tarifas mais baixas e o melhor programa de fidelidade para viagens da América”, disse Vasu Raja, diretor de receita da American. “Isso permitirá que a JetSMART e a American cresçam de forma agressiva e lucrativa em toda a América Latina à medida que a demanda se recupera, preservando os melhores aspectos do modelo de negócios de cada empresa. Essa parceria também tornaria o AAdvantage o maior programa de fidelidade de viagens da América, criando mais maneiras para os clientes ganharem prêmios de viagens e usar suas milhas para acessar novos destinos e benefícios globalmente, independentemente de viajarem na América Latina ou na América do Norte”, ele adicionado.

Por sua vez, Bill Franke, fundador e sócio-gerente da Indigo Partners, disse: “estamos ansiosos para trabalhar com a American para continuar oferecendo opções e tarifas baixas para clientes em toda a América do Sul. Ao crescer e conectar nossas respectivas redes de rotas, e cada um mantendo seu modelo de negócios, vemos uma proposta de valor atraente para nosso crescimento futuro. Ao completar esta aliança proposta, isso aceleraria a jornada da JetSMART para se tornar a principal companhia aérea de custo ultrabaixo na América do Sul, ao mesmo tempo em que expandiria os serviços para clientes americanos”, acrescentou Estuardo Ortiz, CEO da JetSMART.

A JetSMART é propriedade da Indigo Partners, iniciou suas operações no Chile em 2016, e desde então vem conduzindo um programa agressivo de expansão na América do Sul, incluindo o lançamento de uma subsidiária na Argentina em 2018 e uma próxima no Peru. De suas subsidiárias no Chile e Argentina, a JetSMART opera uma rede de 33 destinos na América do Sul.

Aa American Airlines voa para 17 destinos na região de seus hubs em Dallas, Miami e Nova York. A empresa americana, já havia tentado estabelecer uma parceria com a LATAM Airlines, que foi frustrada após o acordo que a holding chilena-brasileira fechou com a Delta Airlines no ano de 2019.

Os investimentos previstos e os acordos de codeshare estão sujeitos à documentação final e às respectivas aprovações regulatórias, concluíram as duas empresas.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Avião do Mickey Mouse decola rumo ao Brasil para ser parte...

0
Por volta das 4h20 da madrugada desta terça-feira (21), decolou de Toulouse o Airbus A320neo de matrícula PR-YSH (msn 10582) em seu voo