American Airlines negocia parceria com a GOL

A American Airlines disse nesta sexta-feira (11) que está negociando uma possível parceria com a Gol Linhas Aéreas Inteligentes.

Avião Boeing 737 GOL American Airlines
Boeing 737-700 da GOL

Segundo informações da Reuters, um porta-voz disse que a American está “sempre procurando parceiros em potencial”, acrescentando que estes tipos de possíveis parcerias fazem parte das operações normais. A Gol se recusou a comentar.

Depois de uma queda de 2% na quinta-feira em função do problema das trincas nos Boeing 737NG, as ações da Gol subiram 4,68% no final do pregão de sexta-feira.

Ações GOL GOLL4 alta
Cotação das ações GOLL4 da GOL ao final da sexta-feira

Segundo relatório do Valor Econômico, que citou fontes familiarizadas com o assunto, as duas empresas entraram em contato ainda em setembro, no mesmo dia em que a Delta Air Lines, antiga parceira da GOL, comprou uma participação na concorrente Latam Airlines.

As empresas também estão conversando com outras companhias aéreas sobre possíveis parcerias, informou o jornal, sem dar mais detalhes. O documento acrescentou que a estrutura ou o conteúdo de qualquer parceria em potencial não era clara.

Em setembro, a Delta surpreendeu o mercado com um anúncio de acordo com a Latam para comprar uma participação minoritária no grupo chileno por US$ 1,9 bilhão.

A Delta posteriormente vendeu sua participação minoritária na Gol, e a American, que era parceira da Latam, cortou uma aliança pré-existente, afirmando que o impacto é insignificante:

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.