American Airlines quer voar pelo Atlântico com o Airbus A321XLR

Voos transatlânticos com o notável Airbus A321XLR não serão uma novidade num futuro próximo, dada a capacidade do modelo europeu, mas algumas empresas têm saído na frente em anunciá-los.

Divulgação – Airbus

A empresa American Airlines, que hoje é a maior utilizadora do Airbus A321, tem planos ambiciosos para a versão de maior capacidade da família, o A321neo XLR, quando ele chegar na frota.

A denominação XLR, que vem de Xtra Long Range, ou Alcance Ultra Longo, refere-se a uma versão modificada que sacrifica espaço de bagagens e cargas no porão para instalar tanques de combustível adicionais, além de outras modificações que permitem um alcance de até 4.700 milhas náuticas, ou 8.704 km.

Isto é o suficiente para voar de, praticamente, qualquer grande cidade americana que esteja ao leste de Chicago para a Europa. Segundo revelou Brian Znotins, Vice-Presidente de Malha e Planejamento da American, à FlightGlobal, a ideia da empresa é voar de grandes cidades diretamente para a Europa com o equipamento.

“Você provavelmente deve ver eles voando da Filadélfia para a Europa, sendo outros mercados lógicos a própria cidade de Chicago, Charlotte e Boston”, afirmou o executivo.

Este movimento da American surge também para concorrer com a JetBlue, criada no passado pelo brasileiro David Neeleman, e que voará dos EUA para a Europa com o A321neo, mas na versão LR, que tem um alcance menor do que o XLR. Com isso, a limitação da JetBlue é que, para cruzar o Oceano, ela precisa decolar com a aeronave de cidades mais próximas da costa, como Nova Iorque.

A American tem hoje encomendados 50 jatos A321XLR, além de já operar os A321neo na configuração padrão. Um fato interessante é que o alcance do A321XLR permite também voos de Miami ou Nova Iorque para qualquer cidade do Norte e Nordeste brasileiro, além de Brasília, um dos destinos que a empresa voava antes da pandemia.

A cada ano, o A321 se prova o melhor e mais eficiente substituto do Boeing 757, que também fora bastante utilizado pela American.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Entregues os 2 primeiros King Air 260 de treinamento da grande...

0
A aeronave, que foi designada como T-54A, passa a substituir a frota de aeronaves T-44C Pegasus na Estação Aérea Naval Corpus Christi.