American Airlines quer voar pelo Atlântico com o Airbus A321XLR

Voos transatlânticos com o notável Airbus A321XLR não serão uma novidade num futuro próximo, dada a capacidade do modelo europeu, mas algumas empresas têm saído na frente em anunciá-los.

Divulgação – Airbus

A empresa American Airlines, que hoje é a maior utilizadora do Airbus A321, tem planos ambiciosos para a versão de maior capacidade da família, o A321neo XLR, quando ele chegar na frota.

A denominação XLR, que vem de Xtra Long Range, ou Alcance Ultra Longo, refere-se a uma versão modificada que sacrifica espaço de bagagens e cargas no porão para instalar tanques de combustível adicionais, além de outras modificações que permitem um alcance de até 4.700 milhas náuticas, ou 8.704 km.

Isto é o suficiente para voar de, praticamente, qualquer grande cidade americana que esteja ao leste de Chicago para a Europa. Segundo revelou Brian Znotins, Vice-Presidente de Malha e Planejamento da American, à FlightGlobal, a ideia da empresa é voar de grandes cidades diretamente para a Europa com o equipamento.

“Você provavelmente deve ver eles voando da Filadélfia para a Europa, sendo outros mercados lógicos a própria cidade de Chicago, Charlotte e Boston”, afirmou o executivo.

Este movimento da American surge também para concorrer com a JetBlue, criada no passado pelo brasileiro David Neeleman, e que voará dos EUA para a Europa com o A321neo, mas na versão LR, que tem um alcance menor do que o XLR. Com isso, a limitação da JetBlue é que, para cruzar o Oceano, ela precisa decolar com a aeronave de cidades mais próximas da costa, como Nova Iorque.

A American tem hoje encomendados 50 jatos A321XLR, além de já operar os A321neo na configuração padrão. Um fato interessante é que o alcance do A321XLR permite também voos de Miami ou Nova Iorque para qualquer cidade do Norte e Nordeste brasileiro, além de Brasília, um dos destinos que a empresa voava antes da pandemia.

A cada ano, o A321 se prova o melhor e mais eficiente substituto do Boeing 757, que também fora bastante utilizado pela American.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Gol anuncia que será parceira do Teleton 2021

0
A GOL Linhas Aéreas é uma das parceiras da Campanha AACD Teleton de 2021. O programa acontece entre sexta e sábado desta semana