American Airlines suspende voos a Milão após tripulação se recusar a voar para lá

Nesse final de semana, o governo americano ampliou as restrições de viagens de e para seu país, incluindo locais na Coreia do Sul e na Itália, em razão do surto de coronavírus nos respectivos países. A decisão já começa a afetar as ligações aéreas entre os países, com a American cancelando seus voos a Milão.

Nesta sábado, a American Airlines anunciou que estaria suspendendo seus voos de Miami e Nova York para Milão até 25 de abril de 2020. No comunicado, a empresa aérea observa que esta decisão está sendo tomada devido à redução na demanda.

A nota não cita a decisão do governo americano de elevar o risco da Itália para a categoria 3, que pede evitar “viagens não-essenciais”, enquanto que Lombardia e Veneto foram colocada no alerta 4, que pede “não viajar de maneira nenhuma”.

No entanto, informações obtidas de várias fontes mostram uma história com mais elementos.

Tripulação não quer voar a Milão

Antes da American anunciar o cancelamento de seus voos, uma discussão no fórum FlyerTalk, que reúne tripulantes de várias empresas aéreas, mostrava que, em parte, a decisão de suspender esses voos ocorreu depois que uma tripulação da American Airlines se recusou a operar o voo de Nova Iorque para Milão na noite passada. 

Segundo o reporte, divulgado pelo One Mile at a Time, o voo AA198 estava programado para ser operado por um 777-200, mas isso acabou não acontecendo. Primeiro, o voo foi atrasado em algumas horas até, por fim, ser cancelado.

O Corriere Della Sera foi atrás de mais informações após relatar que a American Airlines teria dito inicialmente que o voo foi cancelado “por razões operacionais”. Quando pressionada, a empresa revelou mais detalhes:

“O motivo do cancelamento foi a decisão da equipe de não voar devido a temores relacionados ao coronavírus no norte da Itália. Mas podemos garantir que todos os passageiros serão acomodados em outros vôos para Milão”, disse a empresa aérea ao jornal italiano. “Quanto aos nossos voos para a Itália, nos próximos dias avaliaremos quais decisões tomar”, concluiu a empresa.

Pouco tempo depois, a companhia aérea cancelou todos os voos para Milão por semanas. 

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias