American cancela voo para Belo Horizonte e abre novas rotas para Argentina

A American Airlines anunciou ontem (27) uma série de mudanças nas suas operações na América do Sul, que incluem cancelamentos, reduções e novas rotas.




A mudança mais drástica é no cancelamento da rota Miami – Belo Horizonte após 10 anos operando na rota. O último voo entre a capital mineira e a cidade da Flórida será realizado no dia 21 de agosto. Ironicamente a American anunciou meses atrás um aumento na frequência para Belo Horizonte, tornando o voo diário.

Nos meses de Janeiro e Fevereiro os voos de Miami para BH tiveram ocupação de 80,02% e 75,25% respectivamente, já de Beagá para Miami 84,20% e 54,40% nos últimos dois meses. Fontes consultadas pelo AeroIN informaram que dentre os motivos do cancelamento da rota estaria a alta demanda pela aeronave 767 na American, fazendo que priorizassem outras rotas mais lucrativas. Outro motivo seria que as taxas no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte sofreram uma alta nos últimos meses.

Outra cidade brasileira afetada é o Rio de Janeiro. O voo diário entre Nova Iorque e a capital carioca será reduzido para 5x por semana também a partir do dia 21 de agosto, voltando a ficar diário apenas na alta temporada entre 19 de dezembro e 16 de março. Já a rota Dallas – Rio que era feita de maneira sazonal, está cancelada de maneira definitiva.

São Paulo também sofreu reduções, sendo que o voo para Los Angeles será reduzido de 5 para 4x por semana, e alguns rumores apontam que a única ligação do Brasil com a West Coast será apenas na alta temporada. O voo diurno de São Paulo para Miami também será cancelado em agosto.

Expansão na Argentina e no restante da América Latina

Na contramão das rotas brasileiras, a Argentina ganhou duas novas rotas: de Los Angeles para Buenos Aires, e de Córdoba para Miami, sendo a primeira ligação argentina do interior para os EUA.

As novas rotas serão operadas pelo Boeing 787-9 e o 767-300ER respectivamente. Outras cidades latinoamericanas foram contempladas com a expansão da American, conforme mapa abaixo:

American Airlines Adds New Service to Destinations in Mexico and South America

Com informações da Assessoria de Imprensa da American Airlines

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é Piloto Comercial, Despachante, Bacharel em Ciências Aeronáuticas, membro da AOPA e veterano da Western Michigan University #GoBroncos