American é a segunda a receber um 737 MAX novo de fábrica após a re-certificação

American 737 MAX
Imagem: American Airlines

Na última quinta-feira, 10 de dezembro, voou de Seattle para Tulsa, no Oklahoma, o Boeing 737 MAX 8 de matrícula N323SG, cumprindo aquele que foi o primeiro voo de entrega de uma aeronave do modelo para a American Airlines, desde março de 2019.

A empresa aérea possui uma encomenda total de 100 MAX, sendo que esse é o 25º a ser entregue. Os outros 24 jatos MAX foram armazenados pela empresa aérea logo após a proibição dos voos, em março de 2019 e, desde então, têm feito apenas alguns voos de testes, enquanto a companhia se prepara para recolocá-los na malha regular a partir do final desse mês de dezembro.

Por falar nesses voos, o primeiro deles deve ocorrer em 29 de dezembro na ligação entre o aeroporto de LaGuardia, em Nova Iorque, e Miami.

Imagem do FlightRadar24

Antes da American, a sua concorrente United Airlines já havia recebido um Boeing 737 MAX após a re-certificação do modelo, que aconteceu no fim de novembro. A ideia é que outras empresas venham a receber novas aeronaves ainda nesse ano, inclusive a brasileira GOL, que foi a primeira do mundo a recolocar o jato nos voos regulares.

Na semana se relançamento da aeronave no Brasil, executivos da Gol comentaram à imprensa que, ainda nesse ano, a empresa receberia mais Boeings 737 MAX (sem informar a quantidade), embora espera-se que a empresa tenha 17 em operação até o final de 2021.

Por sua vez, a Boeing quer entregar seu estoque. Atualmente, cerca de 450 MAX estão completos e prontos para entrega. Pelos planos da empresa, cerca de 220 deles seriam entregues até o final de 2021. No entanto, esse cronograma depende diretamente da liberação dos países ao redor do mundo para que o modelo possa voltar a voar.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias