Americanos têm mais confiança em pilotos com um certo sotaque na fala

Mais da metade dos americanos dizem que se sentem mais confiantes e seguros quando ouvem um piloto falar com um sotaque do Sul da Califórnia, independente do voo.

Piloto norte-americano de avião

© American Airlines




Na média, 54% das pessoas que responderam à entrevista da Jetcost, site americano que pesquisa e compara preços de hotel e voos, declararam que o sotaque do piloto afeta a confiança que possuem sobre as ações e habilidades do tripulante.

A pesquisa entrevistou 4.207 americano que voaram pelo menos uma vez nos últimos 12 meses. Se o piloto tem um sotaque do sul da Califórnia, conhecido pela simpatia, tranquilidade e o famoso “forty-niner”, a chance dos passageiros confiarem mais no tripulante é de 58%.

Mas, acima deste sotaque, há confiança ainda maior no sotaque do Norte do Meio-Oeste dos EUA, que abrangeria alguns estados como Michigan, Minnesota, Wisconsin e Dakota do Norte. 63% dos entrevistados responderam que se sente mais confiante quando ouvem o sotaque desta região.

No outro lado da tabela estão os sotaques menos confiantes: o Texano (do interior/caipira) e o nova-iorquino comum. Veja a lista completa abaixo:

Os cinco sotaques mais confiáveis:

Norte do Meio Oeste – 63%
Sul da Califórnia – 58%
Região dos Grandes Lagos  – 51%
Britânico – 47%
Leste da Nova Inglaterra – 39%

Os cinco sotaques que trazem menos confiança:

Texano – 65%
Nova-iorquino – 59%
Americano “comum” (sem sotaque) – 54%
Região Central do Canadá – 45%
Sul dos EUA – 37%

E você? Sente-se mais confiante ou menos confiante com algum sotaque brasileiro específico quando voa?

Com informações da CBS Los Angeles.

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é Piloto Comercial, Despachante, Bacharel em Ciências Aeronáuticas, membro da AOPA e veterano da Western Michigan University #GoBroncos