Início Aeroportos Ampliação da pista do aeroporto de Porto Alegre está suspensa

Ampliação da pista do aeroporto de Porto Alegre está suspensa

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

A Fraport Brasil, que administra o aeroporto internacional de Porto Alegre, emitiu um comunicado informando que está finalizando o contrato com o consórcio construtor HTBM, responsável pelas obras de ampliação da pista do Porto Alegre Airport. Todos os trabalhos de infraestrutura serão concluídos até o fim de abril, exceto a RESA (área de escape no fim de pista), que fica na região do sítio aeroportuário ocupada por parte da Vila Nazaré.

Segundo a concessionária, apesar da HBTM já ter alongado a pista em 920 metros, sem esta área de escape não é possível utilizar a pista expandida (de 2.280 metros para 3.200 metros), pois os instrumentos de aproximação não podem ser instalados.

Esta ação busca reduzir custos extras, uma vez que não é possível terminar as obras devido à presença de cerca de 70 famílias no local. Como a realocação dessas pessoas é um fator externo à gestão da Fraport Brasil, o prazo para a entrega da pista, estipulado pela ANAC para agosto de 2022, provavelmente deverá ser revisto.

Agora, a Fraport diz que aguardará as definições das autoridades, responsáveis pela desapropriação da área, para que as obras possam continuar. No entanto, não há um prazo para isso e as ambições da capital gaúcha de receber voos de aeronaves maiores para destinos mais longínquos, terá que esperar.