ANAC abre consulta setorial sobre sistemas de desaceleração de aeronaves

Avião Turboélice ATR 72-600
Imagem: Laurent ERRERA / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) submete à Consulta Setorial nº 03/2021 a proposta de Instrução Suplementar (IS) n° 154.209-001, intitulada “Projeto de sistemas de desaceleração de aeronaves”, que traz orientações e parâmetros para o dimensionamento e a sinalização desses sistemas.

Com previsão no requisito 154.209 do RBAC n° 154, os sistemas de desaceleração de aeronaves são projetados para desacelerar uma aeronave que ultrapasse acidentalmente o fim da pista de pouso e decolagem, evento chamado de excursão longitudinal de pista (overrun). Esses sistemas são tipicamente utilizados em aeroportos que, por limitação de espaço, não conseguem prover uma área de segurança de fim de pista (RESA) tradicional.

Os documentos sob consulta estão disponíveis na página Consultas Setoriais do site da ANAC   até 13 de dezembro de 2021 (clique no link para acessar). As contribuições deverão ser encaminhadas por meio do formulário eletrônico disponibilizado no mesmo endereço eletrônico.

A proposta de consulta setorial é resultado de estudo técnico realizado por grupo de trabalho coordenado pela Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária (SIA) para estudar os critérios de projeto, instalação e manutenção de sistemas de desaceleração de aeronaves em aeroportos. O grupo propôs, primeiramente, os critérios de projeto para as características físicas de um sistema de desaceleração de aeronaves, e então, foram definidos os parâmetros mínimos de composição do material do sistema de desaceleração e os critérios para a sinalização do sistema.

Informações da ANAC

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Com 459 assentos, Airbus entrega o mais denso de todos os...

0
Apertado é o sentimento que alguns passageiros podem sentir no novo Airbus A330neo da Cebu Pacific, que é o mais denso já feito.