ANAC divulga cartilhas voltadas à prevenção de ocorrências aeronáuticas

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Ao longo dos anos, a ANAC tem desempenhado e intensificado suas ações na promoção de conceitos e na atuação de melhores práticas que buscam prevenir, por parte dos regulados, possíveis ocorrências aeronáuticas.

Assim, com o objetivo de conscientizar os profissionais que atuam diretamente em áreas voltadas à segurança operacional, a Agência tem disponibilizado, em seu site, cartilhas com orientações, ou Safety Enhancements (SE), que podem ajudar no dia a dia do trabalho desses profissionais.

Publicadas na página do Grupo Brasileiro de Segurança Operacional da Aviação Geral (BGAST), as cartilhas possuem temas variados, que estão subdivididos em tópicos: aviação sub-regional, perda de controle em voo ou em solo, ações educativas – voltadas ao reporte de emergência – e falha de motor em voo.

Todo conteúdo foi pensado e elaborado pelo BGAST, formado por especialistas da ANAC e representantes de entidades da aviação civil.

Importância e análise de conteúdo

O material disponibilizado aos profissionais da aviação é fruto do estudo, análise e conhecimento de procedimentos diretamente ligados a cada um dos temas relacionados. As cartilhas de bomba de combustível e de magnetos, por exemplo, disponíveis no tópico falha de motor em voo, foram elaboradas após constatação de um número significativo de ocorrências observadas ao longo de anos.

A cartilha sobre bomba auxiliar de combustível mostra que muitos acidentes ocorridos na aviação geral, em particular na aviação aeroagrícola, poderiam ter sido evitados se os pilotos tivessem uma melhor orientação e treinamento específico sobre como manter a bomba auxiliar de combustível ligada ou em modo automático. Embora sejam elencados procedimentos rotineiros, muitos deles deixam de ser seguidos pelos profissionais por falta de conhecimento e/ou prática.

No caso da cartilha de magnetos, as orientações se propõem a explicar e evitar falhas de motor em voo em aeronaves com motores a pistão relacionadas a procedimentos inadequados de manutenção em magnetos.

O material também apresenta esclarecimentos e estudo de não conformidades na execução da manutenção de magnetos que levam a falhas desses componentes, sempre enfatizando que os manuais aplicáveis a cada modelo de aeronave devem sempre ser a fonte primária para a execução da atividade de manutenção.

O trabalho desenvolvido pelo BGAST e as cartilhas aqui apresentadas podem ser acessados na página do grupo clicando aqui.

Informações da ANAC

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Passageira ganha processo após comprar bilhete aéreo, mas Azul a colocar...

0
A Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba deu provimento à Apelação Cível nº 0807769-34.2020.8.15.0001 para fixar em R$ 3 mil