ANAC de Portugal nega pedido de avaliação de viabilidade de novo aeroporto de Lisboa

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Projeto do novo aeroporto

A Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) de Portugal informou na terça-feira, 2 de março, que não levará adiante um processo para avaliação de viabilidade de um novo aeroporto para Lisboa.

O novo projeto tem a pretensão de levantar o aeródromo em Montijo, uma municipalidade a sudeste de Lisboa, no lado oposto do Rio Tejo, porém, a autoridade regulatória informou que há pendências que inviabilizam sua avaliação.

No local já existe uma base aérea da qual o aeroporto seria anexo, reduzindo os custos de implantação, e a proposta seria de um aeroporto complementar ao atual terminal aéreo de Lisboa, com cerca de metade da capacidade de movimentos deste.

O atual aeroporto de Lisboa e a região de Montijo – Imagem: Google Maps

Segundo a ANAC, a ANA Aeroportos de Portugal – S.A apresentou um requerimento solicitando a apreciação prévia de viabilidade para efeitos de construção do Aeroporto Complementar no Montijo.

No âmbito do pedido, a ANA anexou, entre outros elementos, pareceres das Câmaras Municipais dos concelhos potencialmente afetados pela construção, quer por questões de desobstrução, quer por razões ambientais, sendo que dois pareceres eram favoráveis e dois desfavoráveis, além de haver a não apresentação de parecer por uma das Câmaras.

Dessa forma, considerando que o Decreto-Lei relacionado ao assunto determina que “Constitui fundamento para indeferimento liminar a inexistência do parecer favorável de todas as câmaras municipais dos concelhos potencialmente afetados […]”, a ANAC concluiu que se encontra obrigada a indeferir liminarmente o pedido, não havendo opção para a apreciação técnica do projeto.

Com informações da ANAC de Portugal

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Em vídeo, veja o Boeing 777F entregando os medicamentos de intubação...

0
Primeiro voo com milhões de medicamentos para intubação doados ao Ministério da Saúde por um grupo de grandes empresas nacionais.