ANAC debate agenda regulatória estratégica na AirConnected DX 2020

Com apoio da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), da Infraero, de órgãos do Governo Federal, de empresas aéreas e empresas de negócios e tecnologias voltadas para o transporte aéreo, será realizado entre os dias 24 e 25 novembro o AirConnected DX 2020. O evento tem a proposta de envolver toda a cadeia do setor aéreo para discutir sobre a colaboração entre os diferentes atores para encontrar alternativas sustentáveis para adaptação frente o novo cenário imposto pela pandemia de COVID-19.

O encontro é uma iniciativa das empresas Necta e Fenelon Advogados e será realizado em formato virtual, por meio de plataforma dedicada Reunirá palestrantes nacionais e internacionais, além de uma exposição virtual. A temática principal envolve a necessidade de flexibilidade e adaptação de todos os envolvidos no setor aéreo nacional para superar as dificuldades da realidade atual.

Sob o tema Futuro pós-coronavírus: a interligação do ecossistema para manter o mundo conectado, o evento traz uma Agenda Estratégica com foco na regulação do setor no Brasil, por meio do Painel Agenda Estratégica Parceiro – ANAC, com foco no Programa Voo Simples.  O Painel será realizado no segundo dia do evento (25/11), às 15h. 

Além do diretor-presidente da ANAC, Juliano Noman, participam da discussão desse programa exclusivo da Agência, a superintendente de Pessoal de Aviação Civil, Mariana Altoé; o superintendente de Padrões Operacionais, João Garcia; o superintendente de Aeronavegabilidade, Roberto Honorato; e o superintendente de Infraestrutura Aeroportuária, Giovano Palma.

O painel abordará temas como: lançamento do Programa Voo Simples, consulta do Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) nº 61, abertura das bancas de provas, propostas para o RBACs 91 e 135, simplificação do Registro de Aeronaves (RAB), consultas públicas abertas (mecânicos de aeronaves e experimental), consulta que retira a necessidade de autorização prévia para construção de aeródromo, Planos de Zoneamento de Ruído (PZR), estudo de operação anfíbia no Brasil, entre outros pontos.

O diretor-presidente da ANAC, Juliano Noman, também participa da Cerimônia de Abertura do AirConnected DX 2020, que acontece no dia 24/11, às 09h.

Participação da ANAC na programação geral

Os diretores da Agência também participam da agenda de discussões juntamente com especialistas de empresas e entidades com atuação no setor, confira a programação:

24/11 – 09h50 às 12h: a chefe da Assessoria de Comunicação Social da ANAC, Karen Bonfim, participa da Abertura: Conectividade e desenvolvimento econômico – Parte 2. Bate-papo com jornalistas sobre o setor de aviação.

 24/11 – 13h às 15h: o superintendente de Padrões Operacionais da ANAC, João Souza Dias Garcia, debaterá sobre Aviação Executiva: Desafios e oportunidades para a retomada.

24/11 – 15h às 17h: o diretor Rafael José Botelho Faria palestrará sobre Aviação Regional: Desafios e oportunidades para a retomada.

25/11 – 10h às 12h: o diretor Ricardo Bisinotto Catanant participa do painel Aviação Comercial: Desafios e Oportunidades para a Retomada – Companhias Aéreas.

25/11 – 10h às 12h: o diretor Tiago Sousa Pereira palestrará sobre Infraestrutura: Desafios e Oportunidades para a Retomada – Concessão de Aeroportos.

25/11 – 13h às 15h: o diretor Rafael José Botelho Faria participa do debate sobre Aviação Comercial: Desafios e oportunidades para a retomada – Turismo.

25/11 – 15h às 17h: a superintendente de Serviços Aéreos SAS da ANAC, Ana Paula Machado, palestrará no Painel Women IN Aviation – Brazil: As Mulheres no Setor da Aviação.

25/11 – às 17h: o procurador geral da ANAC, Gustavo Albuquerque, participa do Painel Regulação desafios e oportunidades para a retomada – Air Law Brasil.

A programação completa do evento está disponível no link: https://airconnected.com.br/programacao-air-connected-dx/ 

Para participar, basta se inscrever pelo  link: https://airconnected.com.br/inscricoes/

Com informações da ANAC.

Fabio Farias
Jornalista e curioso por natureza. Passou um terço da vida entre aeroportos e aviões. Segue a aviação e é seguido por ela.

Veja outras histórias