ANAC publica diretrizes para empresas aéreas levarem carga nos aviões de passageiros

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram.

Carga na cabine de passageiros – Imagem: LATAM Airlines

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) publicou, na última terça-feira, 14 de abril, no Diário Oficial da União, a aprovação oficial para que companhias aéreas possam transportar carga em seus aviões de passageiros por conta da pandemia da COVID-19.

Além da aprovação, a publicação detalha as diretrizes que as companhias aéreas deverão cumprir para que estejam liberadas ao uso da prática de levar carga na cabine de passageiros dos aviões, seja sobre os assentos ou removendo-os para levar sobre o piso.

Segundo a ANAC, com a decisão da Diretoria Colegiada, em Reunião Deliberativa, as empresas aéreas poderão solicitar esse tipo de operação e maximizar sua capacidade de entrega contínua de produtos e insumos essenciais nesse momento de pandemia, como alimentos, suprimentos médicos e equipamentos de proteção individual (EPI), além de outros produtos hospitalares.

A liberação da ANAC para esse tipo de transporte é emergencial, por solicitação das empresas, e terá vigência durante o estado de emergência decorrente da pandemia do novo Coronavírus.

A Agência destaca que o transporte na cabine não ocorrerá em voos com passageiros e todas as operações devem observar também as diretrizes de segurança estipuladas no Regulamento Brasileiro de Aviação Civil nº 25 e demais regulamentos aplicáveis.

Essa oficialização das regras, relacionadas a este momento peculiar da aviação, surge logo depois que as companhias aéreas começaram a pedir autorizações especiais para o referido transporte na cabine de passageiros, como no caso da LATAM, que o fez com um de seus Airbus A321.

Com informações oficiais da ANAC

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias