ANAC emite o Certificado de Tipo e valida o Boeing 787 Dreamliner no Brasil

Na última sexta-feira (6/8), a Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) emitiu o Certificado de Tipo para o Boeing 787 Dreamliner, que valida o projeto da aeronave no Brasil e constitui um dos passos para permitir que operadores brasileiros utilizem a aeronave.

Originalmente certificado pela Federal Aviation Administration (FAA) em 2011, o modelo está em operação em diversos lugares do mundo desde então. A validação do projeto da aeronave no Brasil permite que a ANAC conheça e se envolva em aspectos relevantes e de segurança deste projeto com foco em garantir a operação segura e a aeronavegabilidade continuada para os operadores brasileiros. Para a aprovação do modelo, foram feitas avaliações tanto de documentos e dados quanto operacional e atividades de ensaios em voo.

O Boeing 787 opera com dois motores com capacidade variando de 300 a 440 passageiros, dependendo da configuração de assentos. É uma aeronave de fuselagem larga (“wide body”), sendo usualmente utilizada para voos internacionais de longa distância. A aeronave utiliza uma série de novas tecnologias principalmente na sua construção com material composto sendo também conhecida por ser bastante eficiente em termos de consumo de combustível.

Informação da ANAC

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias