Após ANAC, FAA determina inspeção em trem de pouso dos Embraer 135 e 145

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Uma nova Diretriz de Aeronavegabilidade foi apresentada pela Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) e publicada ontem, 5 de março, que abrange algumas aeronaves da Embraer.

Avião Embraer ERJ-145 Piedmont American Eagle
Imagem: PlanespotterA320 / CC BY-SA, via Creative Commons

A Diretriz 2021-07-14 da FAA vem logo após a ANAC também publicar em fevereiro desse ano a Diretriz 2021-02-02 sobre o mesmo assunto, que exige inspeções visuais adicionais e substituição de peça no trem de pouso principal das aeronaves Embraer ERJ-135 e ERJ-145.

Essa substituição se dá pelo incidente ocorrido em julho de 2020, envolvendo a desconexão da estrutura do braço lateral do trem de pouso principal direito em um avião modelo ERJ-145. Durante a investigação subsequente, foi constatado que a rótula inferior de conexão da estrutura do braço lateral com a estrutura do trem de pouso principal direito foi instalada invertida.

Após o incidente, uma inspeção do conjunto do trem de pouso principal foi executada na frota de ERJ-145 do operador. Esta inspeção revelou mais casos de instalação incorreta (invertida) de tal rótula, bem como casos de migração das rótulas (mesmo quando instaladas corretamente) e de ausência/dano de selante e potencial degradação do lubrificante em outras aeronaves do operador.

A inspeção revelou também uma ocorrência de haste inferior do braço lateral instalada contendo bicos de lubrificação nos seus dois lados. Esta não é uma configuração aprovada, já que a haste inferior do braço lateral deve conter os dois bicos de lubrificação instalados no mesmo lado.

Uma haste com bicos de lubrificação instalados em ambos os lados poderia levar a uma interpretação errônea das instruções de montagem do conjunto do trem de pouso principal, o que pode culminar na instalação invertida das rótulas, já que o lado de instalação dos bicos de lubrificação na haste é usado como referência para a correta instalação das rótulas.

Foi determinado que a instalação invertida da rótula foi um fator contribuinte para a desconexão entre o braço lateral e a perna do trem de pouso principal. A desconexão do braço lateral pode impedir o travamento do trem de pouso principal na posição estendida, podendo isto levar a um cenário de perda de controle durante as fases de decolagem e pouso. Deste modo, é requerida a adoção de ação corretiva.

A ação requerida no documento exige uma única inspeção, e então a substituição, conforme necessário, da haste inferior do braço lateral do trem de pouso principal por uma parte apta para uso quanto ao correto posicionamento dos bicos de lubrificação.

Segundo a FAA, a Diretriz irá abranger 304 aeronaves ERJ-135 e ERJ-145 e suas variantes com registro nos Estados Unidos, que são tipicamente usadas comercialmente em rotas regionais.

Informações pela FAA e pela ANAC

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias