ANAC lança 1ª pesquisa sobre cultura de segurança operacional no Brasil

Manutenção de aeronave da GOL. IMAGEM: Divulgação GOL

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) lançou, nesta segunda-feira, 3, uma pesquisa voltada para os profissionais do setor aéreo sobre a segurança operacional na aviação civil. A Avaliação da Cultura de Segurança Operacional dos Regulados é o primeiro levantamento do tipo e tem o objetivo verificar a percepção dos entes regulados pela agência a respeito da segurança operacional no Brasil.

A pesquisa também busca compreender o contexto da cultura de segurança vigente e contribuir para o alinhamento do sistema brasileiro às informações sobre o tema nos demais países do mundo.

Para melhor avaliar diferentes públicos a pesquisa foi segmentada em 3 questionários distintos:

  • a) o primeiro voltado para Líderes de Equipe;
  • b) o segundo voltado para Colaboradores; e
  • c) um terceiro questionário voltado para Profissionais que atuam sob o RBAC 91 e não estão necessariamente vinculados a uma organização.

Os questionários são totalmente anônimos (o de líder de equipe requer uma chave de acesso, mas isso não viola a confidencialidade, segundo a ANAC) e consomem cerca de 20 minutos para serem respondidos.

Além de captar a opinião dos profissionais do setor aéreo brasileiro sobre como a segurança operacional é percebida no país, a ANAC informa que deseja estabelecer um sistema que permita acompanhar a evolução do tema a partir da comparação com os resultados de outras pesquisas semelhantes que serão realizadas futuramente.

Os dados coletados serão processados pela Assessoria de Segurança Operacional (ASSOP) da Agência para o posterior desenvolvimento de ações que promovam o incremento da segurança operacional da aviação civil. Por essa razão, o ideal  é que as respostas reflitam, de fato, a experiência ou percepção pessoal de cada participante.

A expectativa é de que as respostas coletadas por meio dos questionários venham embasar o desenvolvimento de políticas públicas ajustadas às necessidades de melhoria dos aspectos da segurança operacional identificados pela pesquisa.

A iniciativa da ANAC segue prática internacional de segurança disseminada no âmbito do Industry Safety Culture Evaluation Tool (SM-ICG). Além de municiar o Programa de Segurança Operacional Específico da Agência (PSOE-ANAC), contribuirá para o alinhamento de informações sobre segurança operacional em nível internacional.

A primeira Pesquisa de Cultura de Segurança Operacional promovida pela agência estará disponível no site da ANAC até o dia 4 de julho.

Assista ao vídeo de lançamento da pesquisa:

Fabio Farias
Jornalista e curioso por natureza. Passou um terço da vida entre aeroportos e aviões. Segue a aviação e é seguido por ela.

Veja outras histórias