ANAC lança nessa tarde uma nova e moderna versão do seu site na internet

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

A partir de hoje, 25 de janeiro, o Portal da ANAC na internet estará de cara nova. A mudança faz parte da adesão à plataforma gov.br e atende à previsão do Decreto nº 9756, de 11 de abril de 2019, que busca unificar os canais digitais dos órgãos da Administração Pública Federal.

Antes da migração, a Agência buscou reformular o conteúdo a fim de proporcionar a melhor experiência possível para o usuário na nova plataforma. Foram realizadas a revisão de conteúdo, a reformulação do mapa do site, a padronização e a adequação do texto para tornar o Portal da ANAC ainda mais intuitivo.

O conteúdo foi revisado para promover uma maior acessibilidade com sinalização mais clara da presença de links, revisão da linguagem e a padronização de termos. As referências e os critérios para as mudanças vieram das pesquisas de satisfação já realizadas na plataforma antiga e das principais sugestões recebidas pela Ouvidoria da ANAC. 

Após a migração, o novo link do portal da ANAC será www.gov.br/anac (acesso disponível a partir das 15h).

A interface do gov.br já foi adotada por diversos órgãos do Governo Federal e possui visual limpo e uma navegação intuitiva, ampliando a usabilidade do portal da ANAC. A página inicial possui grande foco em notícias, mantém banners rotativos e assuntos de destaque. Além disso, o site passa a ser responsivo, ou seja, ele vai se adaptar a qualquer tipo de dispositivo (celular, tablet) sem distorções.

Menu

O novo portal tem por padrão o menu com lista expansível. Ele fica localizado na parte superior, à esquerda de “Agência Nacional de Aviação Civil” e vai se expandindo à medida que o usuário vai selecionando o assunto de seu interesse. O mapa do site segue disponibilizado ao final da página inicial e possui todos os itens de menu.

Notícias

O novo portal irá manter as notícias como principais destaques, incluindo os banners rotativos. A nova plataforma disponibiliza diversos componentes para divulgação de notícias, o que possibilitará um layout dinâmico.

Sistemas e serviços

O novo Portal da ANAC possui uma página que abriga os diversos sistemas da Agência com uma descrição e direcionamento rápido para os sistemas mais buscados e acessados pelos usuários do site. Vale destacar que os serviços da ANAC também foram migrados para o Portal de Serviços do gov.br e na página da Agência estarão divididos por público, de modo a simplificar a busca do usuário.

Agenda

A plataforma gov.br possui um componente de agenda que, no caso da ANAC, agregará os principais eventos como as Reuniões de Diretoria Colegiada, Consultas Públicas, entre outros. A ferramenta permite ainda navegação pelo calendário completo para que o usuário possa conferir os eventos mês a mês.

Navegação por perfil

A navegação no novo site fica mais intuitiva e focada na experiência do usuário. A parte de profissionais de aviação civil, por exemplo, possui em sua página inicial informações comuns a todos os profissionais e permite que cada profissional navegue por perfil, encontrando informações relacionadas àsua categoria.

E é só o começo…

A nova plataforma gov.br possui uma ferramenta de busca mais eficiente e, por isso, será realizado um aprimoramento nas tags utilizadas a fim de facilitar a localização de conteúdo no novo ambiente. Além disso, ao longo de 2021, a ANAC também continuará a extensa revisão e melhoria do conteúdo de forma a adequar a linguagem ao ambiente digital.

Informações da ANAC

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Piloto e comissário de bordo entram em confronto físico no meio...

0
Um confronto físico entre um piloto e um comissário de bordo irrompeu num voo da empresa aérea chinesa Donghai Airlines.