ANAC não descarta implementação do Passaporte de Saúde no Brasil

A Agência Nacional de Aviação Civil não descarta a implementação dos chamados “Passaportes Sanitários” no país para controlar a vacinação de passageiros.

Foto – Agência Senado

Os aplicativos, que têm sido incentivados por entidades como a IATA, a Associação Internacional do Transporte Aéreo, já têm sido implementado parcialmente por algumas companhias aéreas estrangeiras. Neste documento digital, constam todas as informações de saúde da pessoa, como locais por onde passou, contágios anteriores de coronavírus, quando tomou a vacina e de qual fabricante.

Segundo o Valor Econômico, a ANAC já estaria em discussão com seus pares internacionais para implementar o Passaporte Sanitário no Brasil, permitindo que brasileiros utilizem o(s) aplicativo(s) e também que estrangeiros entrem com mais facilidade no país, desde que estejam com o documento.

Tudo isso seria uma medida para coibir fraudes de comprovantes falsos de testes e de vacinas, além de poder rastrear melhor qualquer possível infecção de viajantes internacionais.

Muitos países já estão relaxando regras para passageiros que estão imunizados com a vacina, como, por exemplo, a retirada da quarentena obrigatória ou até o fim da exigência de teste negativo. Veja alguns locais onde já é possível voar se você já for vacinado:

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias