ANAC orienta o transporte aéreo de 2 milhões de frascos de álcool nas eleições

Para permitir o cumprimento de protocolos sanitários e garantir a segurança e a saúde de mesários e eleitores nas eleições municipais, que acontecerão nos dias 15 e 29 de novembro, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) realizou ações voltadas ao transporte de mais de 2,1 milhões de frascos individuais de álcool gel, além de milhares de litros de álcool 70% para higienização de superfícies.

Em consequência da pandemia provocada pelo novo coronavírus, o pleito das eleições deste ano requer cuidados especiais e adoção de medidas sanitárias por parte de todos os envolvidos.

Tanto o álcool em gel quanto o álcool líquido 70% são materiais inflamáveis classificados como artigo perigoso (UN 1170) e, portanto, para que sejam seguramente transportados nas aeronaves, os expedidores devem cumprir diversos requisitos referentes a embalagem, marcação, etiquetagem e documentação.

A atuação da ANAC envolveu também a orientação e monitoramento dos expedidores envolvidos na ação de forma a garantir que o material inflamável atendesse a todos os requisitos necessários para ser transportado pelos operadores aéreos.

Com o objetivo de garantir a segurança das operações, em especial ao transporte de carga de álcool gel e líquido, em abril deste ano, a ANAC publicou o documento Procedimentos para a expedição de álcool UN1170.

Informações da Assessoria de Comunicação da ANAC.

Fabio Farias
Fabio Farias
Jornalista e curioso por natureza. Passou um terço da vida entre aeroportos e aviões. Segue a aviação e é seguido por ela.

Veja outras histórias