ANAC prepara divulgação eletrônica de lista de capacidades das Organizações de Manutenção

gray airliner
Foto de Ahmed Muntasir on Pexels.com

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) está trabalhando para divulgar as especificações operativas e a lista das capacidades certificadas das Organizações de Manutenção de forma eletrônica. A medida é um passo para viabilizar a automação das etapas do processo de aprovação de modificação de capacidade técnica, trazendo agilidade e transparência das informações de organizações de manutenção.

A proposta está alinhada com o Programa Voo Simples que tem como objetivo a modernização e desburocratização da aviação civil.

A disponibilização das informações de forma simples no site da ANAC também amplia a publicidade das organizações de manutenção certificadas, apoiando o desenvolvimento do setor e promovendo a segurança da aviação.

Assim como o aplicativo Voe Seguro, que possibilita ao cidadão contratar um serviço de transporte certificado e seguro, um sistema de consulta de organizações de manutenção certificadas também garante que o operador contrate serviços confiáveis. Além de assegurar a manutenção adequada das aeronaves, a publicidade das organizações certificadas protege o mercado de concorrentes irregulares.

O primeiro passo para implantação da divulgação eletrônica das capacidades é a estruturação dos dados. A ANAC já enviou ofício às Organizações de Manutenção certificadas solicitando informações para compor o sistema. Adicionalmente, será enviada mala direta com os procedimentos a serem adotados.

Trata-se de um esforço conjunto inicial da Agência e dos entes regulados para a evolução segura da aviação civil brasileira.

Ficou com dúvida? Entre em contato com a Agência pelo Fale com a ANAC.

Informações da ANAC

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

A incrível ‘dança’ do enorme Airbus A380 em um pouso de...

0
Seu leme a todo momento é visto sendo defletido de um lado para o outro, pelas ações do piloto em corrigir os desvios.