ANAC publica lista de empresas de táxi aéreo autorizadas a transportar carga

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram.

Com a queda na demanda por viagens, as restrições à circulação de pessoas impostas por governos e a parada de mais de 90% das frotas das empresas aéreas nacionais, o setor de carga aérea, que costumava usar os compartimentos de carga dos aviões de passageiro, ficou desguarnecido.

Com base na necessidade de garantir o transporte de mercadorias essenciais ou não, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) disponibilizou nesta sexta-feira (10/4) a consulta à lista de empresas de táxi-aéreo autorizadas a prestar serviço especializado de carga, artigo perigoso e aeromédico.

A medida tem por objetivo facilitar ao contratante a identificação das empresas autorizadas a realizar serviços que estão sob alta demanda, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), como é o caso de transporte de artigos hospitalares, amostras laboratoriais, carga de álcool gel e líquido, entre outros.

O transporte de carga por empresas de táxi-aéreo foi autorizado em caráter emergencial pela ANAC no dia 27 de março, por meio da Portaria nº 880. Atualmente, cerca de 210 empresas são certificadas pela ANAC para prestar o serviço de táxi-aéreo. As autorizações concedidas pela ANAC terão duração de 180 dias.

Consulte a lista das empresas de táxi-aéreo (clique no link para acessar) e saiba quais categorias de transportes elas estão autorizadas a executar. O arquivo traz informações das empresas por estado, endereço e telefone.

Informações da ANAC.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias