Início Acidentes e Incidentes ANAC publica novo material sobre manutenção aeronáutica, com foco em bielas

ANAC publica novo material sobre manutenção aeronáutica, com foco em bielas

Motor Lycoming – Imagem: FlugKerl2 / CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Dando seguimento ao trabalho de orientação e divulgação de boas práticas na manutenção aeronáutica com objetivo de evitar possíveis falhas mecânicas em aeronaves de motores a pistão, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) publica nesta quinta-feira (17/6) nova cartilha orientativa produzida por especialistas e técnicos da Autarquia.

Na mais recente edição, o guia aborda questões relacionadas ao funcionamento e a melhores práticas de manutenção de bielas de motores a pistão. A biela é uma das principais peças que compõe o motor a pistão. O reparo e a troca do componente sem os devidos cuidados podem contribuir com possíveis falhas na aeronave e, consequentemente, a ocorrência de incidentes e acidentes aeronáuticos.

Visando mitigar riscos dessa natureza, que podem ser evitados com manutenções e inspeções adequadas, a cartilha é indicada para esclarecer pontos importantes, além de possuir caráter informativo incluindo referências e materiais técnicos emitidos pela autoridade de aviação civil dos Estados Unidos, a Federal Aviation Administration (FAA), e pelos principais fabricantes de motores a pistão.

Indicada aos operadores aéreos regidos pelos Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) nº 91, 135, 137 e centros de instrução regidos pelo RBAC 141, que operam aeronaves a pistão, além de organizações de manutenção, gerentes, supervisores e demais públicos que atuam ou com interesse sobre manutenção aeronáutica, a cartilha orientativa apresenta ilustrações educativas do componente e de falhas críticas, pontos de atenção durante a manutenção e operação, itens de troca obrigatória e a importância da utilização correta de lubrificantes.

Importante lembrar

Os procedimentos de manutenção podem variar de acordo com o manual da aeronave, motor e componentes. Portanto, os manuais e publicações técnicas emitidas pelos fabricantes e Diretrizes de Aeronavegabilidade (DA) emitidas pelas autoridades de aviação civil aplicáveis aos produtos aeronáuticos devem sempre ser as fontes prioritárias para a execução de procedimentos de manutenção.

Para acessar o novo material publicado hoje, clique aqui.

Série de cartilhas

Paralelamente ao trabalho desenvolvido e publicado pela área de segurança operacional da ANAC, outras cartilhas têm sido elaboradas pelo Grupo Brasileiro de Segurança Operacional da Aviação Civil (BGAST) e disponibilizadas pela Agência na página do grupo (clique aqui para acessar). Ao todo, seis documentos foram disponibilizados na página do BGAST aos profissionais que atuam na aviação geral.

Pela Assessoria de Comunicação Social da ANAC

Sair da versão mobile