ANAC responde à denúncia da AOPA sobre o combustível de aviação adulterado

Hoje mais cedo, publicamos uma denúncia feita pela AOPA Brasil referente às suspeitas de combustíveis adulterados na aviação geral. Mais tarde, a ANAC emitiu uma nota oficial a respeito.

Confira a nota da ANAC

A ANAC recebeu denúncia encaminhada pela AOPA Brasil que diz respeito a possível contaminação de combustível de aviação (AVGAs), e que supostamente estaria causando degradação de componentes do sistema de abastecimento das aeronaves brasileiras.

A Agência vem acompanhando o caso atentamente, especialmente no tocante à avaliação da qualidade do combustível feita pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), que é responsável pela fiscalização da distribuição, qualidade da composição e demais atividades relacionadas ao combustível no Brasil. Essa avaliação busca compreender se há realmente indício de contaminação e qual o impacto dessa possível irregularidade.

Nesta quinta-feira (9/07) a ANAC emite Boletim de Aeronavegabilidade aos operadores de aeronaves recomendando que, caso exista histórico ou evidências de contaminação, busquem imediatamente uma oficina de manutenção aeronáutica credenciada para uma avaliação mais detalhada. Ao receber esse tipo de caso, as oficinas de manutenção aeronáutica devem reportar tempestivamente ao Sistema de Dificuldade em Serviço (SDR) da ANAC.

Com as informações recebidas da comunidade aeronáutica e com a avaliação feita pela ANP, a ANAC poderá avaliar potenciais impactos na aviação geral. Caso seja identificado, a ANAC atuará imediatamente em prol da segurança da aviação, podendo, inclusive, recorrer a medidas cautelares e emergenciais.

Informações da ANAC

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias