ANAC terá webinário sobre aspectos de fatores humanos na sexta-feira (9)

aeroporto ANAC safety Confins BH Airport
Foto BH Airport

Na próxima sexta-feira, 9 de outubro, das 10h00 ao meio-dia, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) irá promover o webinário “Aspectos de Fatores Humanos no SGSO dos Operadores Aeroportuários”. Destinado a operadores de aeródromos e responsáveis pelos Sistemas de Gerenciamento de Segurança Operacional (SGSO) de aeródromos, o webinário é gratuito e será transmitido em tempo real, sendo condicionado à inscrição prévia pelo Portal de Capacitação da ANAC (clique no link para acessar).

Historicamente, estima-se que cerca de 85% dos eventos que resultaram em acidentes na aviação são decorrentes de fatores humanos. No atual contexto mundial, considerando os impactos causados pela pandemia de COVID-19 na aviação e nos aeroportos, foi identificado um incremento no número de eventos de segurança operacional relacionados a aspectos de fatores humanos.

Durante o evento, serão esclarecidos conceitos e definições relacionadas aos fatores humanos na aviação, e apresentados meios para o desenvolvimento de aspectos de fatores humanos nos Sistemas de Gerenciamento de Segurança Operacional (SGSO) dos operadores aeroportuários. O webinário será conduzido pelo Coordenador de Gerenciamento de Segurança Operacional da Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária, Luís Fernando Motta Spanner, e contará com palestras dos servidores Eduardo Henrique Coutinho Berendonk (da Gerência Técnica de Fatores Humanos) e Daniel Baeta Campos (da Gerência de Controle e Fiscalização).

Para assistir ao webinário, faça sua inscrição até o início do evento pelo Portal de Capacitação da ANAC (clique no link para acessar).

Informações da ANAC

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Mostarda vira fonte para fazer combustível de aviação que reduz emissões...

0
A espécie de mostarda se chama Brassica carinata, uma cultura de sementes oleaginosas não comestíveis. Saiba os detalhes.