Dez aviões da PIA colidem com pássaros em apenas 17 dias

Um total de 10 voos da Pakistan International Airlines (PIA) enfrentaram incidentes de “Bird Strike” (colisão com pássaros), num período de apenas 17 dias. Esse tipo de incidente é relativamente comum, mas o número de casos envolvendo aviões da mesma empresa aérea impressiona.

De acordo com o Mashable Pakistan, detalhes fornecidos pelo porta-voz da PIA dão conta de que mais de 22 aeronaves da PIA relataram incidentes de colisões com pássaros durante os últimos sete meses, dos quais 10 foram relatados num intervalo de apenas 17 dias entre 2 e 19 de julho, como mostra a tabela abaixo revelada pelo On The Wings Aviation.

Pássaros e lixo

O porta-voz da PIA disse que, devido ao fraco sistema de gerenciamento de resíduos e lixões a céu aberto, especialmente em Karachi e Lahore, onde a maioria desses incidentes foi relatada, a empresa de bandeira paquistanesa teve de suportar um custo adicional pela manutenção de suas aeronaves e recorrentes atrasos em seus voos.

Visando conscientizar o governo (que, ironicamente, é dono da empresa), a população e Autoridade de Aviação Civil Paquistanesa (CAA) sobre suas preocupações com os incidentes recorrentes, a PIA criou um vídeo e o disponibilizou em suas redes sociais. Abaixo, incluímos a peça que foi divulgada no Twitter da companhia aérea e que mostra um texto em inglês que foca exatamente na presença exagerada dos pássaros atraídos pelo lixo a céu aberto próximo aos aeroportos.

A PIA acrescenta ao debate denunciando que a CAA não instalou os equipamentos modernos necessários para afugentar os pássaros, bem como solicitou aos governos provinciais que garantissem arranjos adequados para o descarte de lixos e miúdos de animais sacrificados durante o Eid-al-Adha, a fim de evitar qualquer incidente indesejável.

Celebrações do Eid-al-Adha

Segundo registros da Wikipedia, o Eid al-Adha, também conhecido como Grande Festa ou Festa do Sacrifício, é um festival muçulmano que sucede a realização do Hajj, a peregrinação a Meca. É celebrado pelos muçulmanos de todo o planeta em memória da disposição do profeta Abraão em sacrificar o seu filho Ismael conforme a vontade de Deus.

No Eid al-Adha é feita a troca de presentes e o sacrifício de animais onde a carne é dividida com familiares e com os pobres.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Infraero firma contrato para realizar trabalhos no Aeroporto de Divinópolis

0
A Infraero firmou contrato com a Prefeitura Municipal de Divinópolis (MG) para a execução de diversos serviços no Aeroporto