Início Aeroportos

Animação impressiona ao comparar o tráfego aéreo atual com o de 1 ano atrás

Se os números já vêm mostrando que o impacto da pandemia de COVID-19 na aviação é pior do que se esperava, as imagens de radar do tráfego aéreo deixam tudo ainda mais evidente, conforme você poderá ver na animação ao final desta matéria.

Conforme informado pela IATA (Associação Internacional do Transporte Aéreo) no final da semana passada, mais de 1 milhão de voos planejados até junho desse ano já haviam sido cancelados ao redor do planeta por consequência da crise de demanda resultante da pandemia.

Números do FlightRadar24, a mais famosa plataforma de rastreamento de voos na internet, também mostravam que, até o início da semana passada, a queda no número diário de aviões registrados no radar aproximava-se de 50% do movimento padrão.

Agora, uma animação feita pela Eurocontrol, a Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea, mostra na prática o que significam esses números.

Nas imagens dinâmicas colocadas lado a lado, que você verá ao final da matéria, são apresentados os tráfegos aéreos da Europa nas datas de 31 de março de 2019 (à esquerda) e 29 de março de 2020 (à direita), ambas domingos. Cada pontinho laranja se movendo é uma aeronave.

Note a brutal redução na quantidade de voos. Nenhum dos grandes centros europeus de aviação, como os aeroportos de Londres, Frankfurt, Madrid, Paris, entre outros, chegou a este último final de semana com algum movimento significativo de operações. Infelizmente a aviação praticamente parou. Veja a animação a seguir (dê play para vê-la em movimento):

Sair da versão mobile