Após meses fora de serviço, Boeing 737 volta a decolar de Curitiba

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Boeing 737-400F Rio Sideral PP-WSA
O Boeing 737-400F PP-WSA – Imagem: Plane Spotter HD Curitiba

Errata: a aeronave estava desde junho fora de serviço, e não há anos como inicialmente divulgado, pois os sites de radar estavam rastreando-a com sua antiga matrícula americana N339LF.

Em meio à forte demanda experimentada pelo mercado de carga aérea no mundo todo com a pandemia da Covid-19, temos trazido a você, leitor, diversos casos de aviões cargueiros sendo colocados de volta à ativa após meses ou anos estocados, especialmente os grandes Jumbos Boieng 747-400F.

Porém, não é apenas no exterior que essa movimentação tem sido verificada. No Brasil, a mesma situação se faz presente, como vimos no caso da Azul Linhas Aéreas e da LATAM Brasil, que adaptaram aviões de passageiros para transporte exclusivo de cargas. E agora, também vemos um cargueiro puro voltando ao céu por aqui após meses fora dos serviços comerciais.

Conforme registrado no vídeo abaixo, do canal parceiro Plane Spotter HD Curitiba, um Boeing 737-400F que voou pela Rio Linhas Aéreas e vinha voando pela Sideral voltou à ativa depois de longo tempo parado.

Conforme descrito pelo Plane Spotter HD Curitiba, a previsão da decolagem era para o meio do dia na última quinta-feira, 5 de novembro, mas, como o jato de matrícula PP-WSA não voava fazia muito tempo, acabou sendo submetido a manutenções de última hora antes de partir. Com isso, decolou somente por volta das 18h, o que impossibilitou o registro da decolagem em vídeo.

Dados do FlightRadar24 mostram que o Boeing 737-400F saiu de Curitiba e voou até o aeroporto da cidade de São José dos Campos (SP).

FlightRadar24 Voo 737-400F Rio Sideral PP-WSA
O voo do 737-400F até São José dos Campos – Imagem: FlightRadar24

O local é o mesmo onde foi pintado o 737 da Sideral Linhas Aéreas que ganhou as cores do Mercado Livre, o PR-SDM. O PP-WSA, por sinal, também é operado pela Sideral, apesar de continuar em posse da Rio desde o encerramento das atividades desta última, por volta de 2016.

Apesar da coincidência do local de pouso, não é possível afirmar que este 737 sairá de São José dos Campos também com a pintura do Mercado Livre. Isso porque o movimento pode ser apenas a Sideral reativando o jato para voar em suas próprias operações, como consequência da falta do outro jato agora contrato para voar exclusivamente para a empresa de comércio digital.

De qualquer forma, voando a serviço da própria Sideral ou do Mercado Livre, pintado com as cores de uma empresa ou da outra, o importante é que a volta de mais um avião de carga aos céus representa mais pessoas sendo contratadas e mais movimentação da economia brasileira. Que muitos outros cargueiros sejam necessários!

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias