Antes de voo de Messi, ameaça de bomba esvazia aeroporto argentino

Um aeroporto argentino precisou ser evacuado às pressas, após um passageiro que estava em um balcão da companhia aérea americana alegar ter uma bomba em sua bagagem.

Aeroporto de Rosario – Imagem: Nicolasrnphoto / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

O caso ocorreu no Aeroporto Internacional Rosario Islas Malvinas, na província de Rosario, na tarde da última terça-feira, dia 13 de julho, quando um homem que estava realizando seu check-in no balcão da Jet Smart disse que em sua bagagem havia uma bomba.

Conforme práticas de segurança da aviação (Avsec – Aviation Security), funcionários são treinados para sempre estarem alerta a situações que representam algum risco, e bolsas e malas deixadas desacompanhadas em qualquer local são sempre consideradas uma ameaça em potencial, devendo ser reportadas à segurança.

O funcionário da companhia aérea, diante da ameaça do passageiro, alertou imediatamente a Polícia de Segurança Aeroportuária (PSA) que realizou a evacuação do terminal.

Conforme relata o site argentino 11Noticias, o diretor do aeroporto, Eduardo Romagnoli, disse: “Uma ameaça de bomba foi disparada de uma das companhias aéreas, que é a Jet Smart. A PSA imediatamente assumiu a preocupação e, a seu pedido, tivemos que evacuar o terminal. A operação de evacuação foi concluída em poucos minutos e todos os passageiros tiveram uma predisposição imediata e um entendimento extremo em face a uma situação repentina e desconhecida”.

Airbus A320 da Jet Smart – Imagem: Aeroporto de Rosário

Após a evacuação de cerca de 200 passageiros que estavam prestes a embarcar para a cidade de Neuquén, na Argentina, as autoridades realizaram uma inspeção durante uma hora a fim de encontrar o suposto artefato explosivo.

Após as investigações, nenhuma bomba foi encontrada e as operações do aeroporto retornaram com um pequeno atraso. Uma aeronave da Jet Smart que estava chegando e faria o voo até Neuquén precisou desviar para o Aeroparque, em Buenos Aires, como medida de segurança, gerando um atraso de 2 horas.

Coincidentemente, o jogador de futebol argentino Lionel Messi, que havia chegado à Argentina após a vitória de seu país na Copa América, estava prestes a embarcar no mesmo aeroporto, de onde seguiria para Buenos Aires.

Conforme relata o site TyC Sports, com a ameaça de bomba e a evacuação do aeroporto, o jogador não pôde embarcar para a capital argentina e, só após algumas horas, uma aeronave particular buscou o jogador de futebol e sua família.

Outras ameaças

Este é o segundo caso em menos de uma semana sobre ameaça falsa de bomba em aeroporto. No último sábado, dia 10 de julho, a mesma situação ocorreu em um aeroporto nos Estados Unidos.

Um homem idoso foi preso após alegar ter uma bomba guardada em sua bolsa, fazendo com que as autoridades evacuassem pelo menos três terminais do Aeroporto Internacional de Fort Lauderdale, na Flórida.

Relembre esse e outros casos sobre ameaça de bomba:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias