Anti-máscara é multado em R$ 80 mil por voo desviado e pouso acima do peso

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

A Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) não está dando mole com os anti-máscaras e multou pesadamente um passageiro que fez um voo ser desviado e pousar acima do peso.

A multa de $14.500 dólares americanos (cerca de R$ 80 mil na cotação atual) foi aplicada a um passageiro da jetBlue, que voava de Nova Iorque para a República Dominicana. O problema não se referiu a um embarque sem máscara, como diversos passageiros incômodos tem feito nos últimos tempos – por não acreditar na máscara ou simplesmente para provocar.

Acontece que o passageiro em questão trouxe consigo uma garrafa de bebida alcoólica comprada no aeroporto e a abriu para a beber no voo, obviamente retirando a máscara. As comissárias pediram para que ele colocasse a máscara, seguindo as regras do CDC (a “Anvisa dos EUA”) e também para que não bebesse álcool que trouxe de fora do avião, algo proibido pela FAA.

Mas o passageiro se recusou a fazer isso, e começou uma confusão a bordo, onde foi necessário inclusive que outros passageiros trocassem de assentos para não piorar as coisas e evitar uma briga.

O piloto foi informado sobre o passageiro problemático e que ele estava irredutível, decidindo por voltar para Nova Iorque onde, segundo a própria FAA informou no documento, o jato pousou com 4 mil libras a mais de combustível do que o permitido, no chamado overweight landing.

Redacted 2021EA0210 by David Slotnick

Nesta situação, o avião pousa acima do peso permitido pela fabricante e existem alguns procedimentos especiais a serem seguidos, a fim de minimizar o dano causado à aeronave por causa do peso extra, principalmente no trem de pouso e em sua estrutura.

Além da multa, o passageiro foi banido da jetBlue e não poderá nunca mais voar pela empresa, que não comentou se irá processá-lo pelos prejuízos causados.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Delta pede que pilotos e comissários se voluntariem para limpar as...

0
Com a grande volta da demanda de passageiros, a Delta reabriu suas salas VIPs mas pediu que tripulantes ajudem a limpá-la.