Avião Antonov 124 arrasta a cauda na pista durante o pouso na Itália

Antonov An-124

Um incidente envolvendo um Antonov AN-124 da companhia aérea Antonov Airlines foi registrado há pouco mais de um mês, em 17 de agosto, no qual o segundo maior cargueiro do mundo em capacidade de carga sofreu um contato de cauda com a pista ao realizar um pouso na Itália.

Segundo reporta o The Aviation Herald, a aeronave envolvida no incidente é a registrada sob a matrícula UR-82027, fabricada pela ucraniana Antonov Design Bureau em meados dos anos 90. O cargueiro estava realizando o voo de número ADB-380F de Nakala, em Moçambique, para Milão, na Itália.

Ao chegar no Aeroporto de Milão-Malpensa e realizar o pouso na pista 35L, a aeronave acabou sofrendo um “tail strike”, evento em que a aeronave encosta a extremidade traseira no solo. Apesar do evento, o jato seguiu normalmente taxiando para o pátio.

A aeronave de quase 30 anos de idade ficou em solo por cerca de 22 horas até retornar às operações normalmente. Conforme dados do RadarBox, ainda efetuou diversos voos comerciais até 21 de agosto, quando então parou em sua base em Kiev, na Ucrânia, e lá permaneceu até 3 de setembro, possivelmente passando por manutenção, antes de voltar ao serviço.

O Departamento Nacional de Acidentes Aéreos Investigação da Ucrânia (NBAAI) relatou apenas que a aeronave sofreu danos por atrito na parte externa inferior traseira da fuselagem.

Relembre outros incidentes envolvendo jatos Antonov AN-124:

Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Avião B737 de time de futebol fica danificado após colisão de...

0
O Boeing 737 estava em solo se preparando para voo, quando um veículo que prestaria serviços colidiu com um dos motores.