Mais um grande avião Antonov 124 vem ao Brasil na tarde de hoje

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Antonov Airlines AN-124 Ruslan
Antonov AN-124 Ruslan

Mais um aeroporto brasileiro receberá a visita de um dos poucos exemplares existentes do segundo maior avião cargueiro do mundo em capacidade de carga, o Antonov AN-124 Ruslan, na tarde desta quinta-feira, 25 de fevereiro.

Segundo aprovação de voo do sistema da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o grande jato operado pela Antonov Airlines tem previsão de pouso no Aeroporto Internacional Júlio Cezar Ribeiro / Val-de-Cans, de Belém (PA), às 17:00 (horário de Brasília) no voo de número ADB-3707, proveniente de Paramaribo, no Suriname.

A plataforma de rastreamento FlightRadar24 mostra que o trecho anterior do voo 3707, entre Orlando (EUA) e a capital do Suriname, está sendo cumprido no momento da publicação desta matéria pelo AN-124 de matrícula UR-82008, com previsão de pouso às 14:19.

O AN-124 em voo para Paramaribo – Imagem: FlightRadar24

O planejamento é de decolagem às 15:00 de Paramaribo para Belém, mas como a aeronave está ligeiramente atrasada no atual trecho, é possível que haja algum atraso também na vinda ao Brasil.

O sistema da ANAC não apresenta, no momento da publicação desta matéria, informações sobre o horário e a data da partida do Antonov após passar por Belém. Atualizaremos a informação caso o sistema seja alterado.

Além do voo de hoje, a ANAC também indica outras duas operações aprovadas para o AN-124 em Belém: voo ADB-3708 no dia 3 de março e o ADB-3709 no dia 6 de março, ambos com pouso no mesmo horário das 17:00.

Para acompanhar o Antonov no atual voo entre Orlando e Paramaribo no radar, você pode clicar aqui. (Atualização: a aeronave já pousou em Belém, veja ao final desta matéria o link para acessar as imagens da chegada).

A Antonov Airlines foi a primeira operadora a oferecer o AN-124-100 Ruslan para o mercado comercial. Trinta anos depois, é proprietária e operadora de sete AN-124-100, incluindo dois na versão modernizada com uma carga útil aumentada de 120 para 150 toneladas.

A fuselagem do AN-124 compreende um layout de dois andares. O deck inferior mede 36,5 metros de comprimento, 6,4 metros de largura e 4,4 metros de altura. O convés superior consiste na cabine de pilotagem na seção dianteira e um compartimento para técnicos/atendentes de carga na parte traseira.

A aeronave contém escotilhas no convés superior, permitindo o acesso à asa e à cauda para facilitar a manutenção quando um equipamento adequado não estiver disponível. Há também uma sala de estar bem equipada para a tripulação, útil em voos de longo curso ou em áreas remotas.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

KLM voltará ao Rio de Janeiro com o maior dos seus...

0
No dia 29 de dezembro do ano passado, a empresa aérea holandesa KLM fez o último voo regular para o Rio de Janeiro com o Boeing 787-10