Antonov 225 ou Airbus A380: para você, qual o mais incrível avião comercial do mundo?

O A380 é conhecido por seu tamanho, alcance e capacidade de passageiros impressionantes. Mas chamá-lo de rei dos céus seria um nome impróprio quando observado à luz do Antonov AN-225. O cargueiro ucraniano é tão colossal que envergonha a maioria das aeronaves. Conheça a seguir um pouco mais sobre cada um deles, e defina: entre os dois, qual o mais incrível avião comercial do mundo?

Avião Antonov An-225 Airbus A380

Quem é o Antonov AN-225?

O Antonov AN-225 foi criado em 1988 para transportar a versão soviética do ônibus espacial. A NASA estava usando o Boeing 747 para essa função na época e, portanto, a União Soviética precisava encontrar uma aeronave que tivesse propriedades semelhantes.

Avião Antonov An-225 Ônibus Espacial Buran
Antonov AN-225 com o Ônibus Espacial soviético – Imagem: Vasiliy Koba [CC]

Embora o programa de ônibus espaciais não tenha passado da queda da União Soviética na virada dos anos 90, o avião não afundou junto. Ficou por alguns anos inativo até retornar ao serviço em 2001 para transporte de cargas especiais.

O gigante tem seis motores e 32 rodas para suportar suas enormes dimensões. São 84 metros de comprimento, 88,4 metros de envergadura (distância entre as pontas das asas) e 18,1 metros de altura.

É maior que o A380 e, em termos de medidas, responde tecnicamente à pergunta feita no título. Mas acalme-se: por que maior significaria mais incrível?

Vídeo Print Antonov An-225 Show Aéreo Berlim Air Show
Antonov AN-225

Comparando as duas aeronaves

Naturalmente, as duas aeronaves foram construídas com propósitos muito diferentes. O A380 é um grande avião de passageiros feito para conectar dois hubs distantes diferentes, mas, ao mesmo tempo, voar com a maior eficiência possível de combustível.

Avião Airbus A380
Airbus A380

Já o Antonov AN-225 foi projetado para transportar a carga mais pesada possível para uma grande variedade de missões, sem considerar o consumo de combustível ou demais custos operacionais. Se você precisar mover algo grande rapidamente, o AN-225 pode ser a única opção.

Comparativo Tamanho aviões An-225 A380 747-8 H-4 Stratolaunch
Comparativo de dimensões – Imagem: Clem Tillier [CC]

Assim, com dois propósitos diferentes, pode parecer que estamos comparando maçãs com laranjas, mas, se dividirmos os dois aviões em seus conceitos essenciais (uma aeronave transportando algo), poderemos fazer alguma comparação.

Alcance

Vamos começar analisando o alcance das duas aeronaves:

  • O Antonov AN-225 pode voar 4.500 km quando carregado; vazio pode percorrer impressionantes 15.400 km.
  • O Airbus A380 pode voar 14.800 km totalmente carregado com passageiros. A Qantas já voou um A380 por quase 17.000 km sem passageiros a bordo.

A princípio, parece impressionante que o alcance vazio do Antonov seja próximo ao vazio do A380. Porém, note que o Airbus foi projetado com um alcance carregado que quase coincide com o de alcance de peso vazio do Antonov.

Já que não há sentido em voar pelo mundo sem poder carregar carga, há um vencedor claro entre os alcances com peso máximo a bordo.

Capacidade

Mas qual aeronave pode transportar mais mercadorias para o destino? Se fosse uma viagem curta sob o alcance do Antonov com carga total, então qual aeronave seria capaz de transportar mais?

Avião Antonov An-225

O AN-225 possui um convés de carga (essencialmente todo o avião) com um volume de 1.300 m3. Ele não possui um limite superior de peso da carga definido. Apenas acumula recordes mundiais, como o maior peso de 253,8 toneladas já carregado, ou as 189,9 toneladas para um único objeto, um gerador transportado do Brasil para o Chile (veja, ao final, mais detalhes da passagem do gigante pelo nosso país).

Já o Airbus A380 tem um volume interno de apenas 175,2 m3, pois a maior parte do espaço é ocupada pelos assentos dos passageiros e demais estruturas de apoio, como bagageiros, galleys, banheiros, entre outros. E mesmo um cargueiro Airbus A380, que foi projetado, mas nunca construído, levaria uma carga útil de 150 toneladas, com um alcance de 10.400 km.

Assim, mesmo uma versão de cargas do Airbus A380, apesar de seu bom alcance, não chegaria nem perto de carregar tanto peso quanto o recorde do Antonov.

Portanto…

Em termos técnicos, não há um vencedor. O gigante Antonov AN-225 é maior e tem uma capacidade absurda de transportar peso. O enorme Airbus A380 é muito mais eficiente e voa muito mais longe.

Então, para você, qual dos dois é mais incrível e por qual critério? Talvez prefira uma comparação sobre imponência? Beleza? Ou você prefere ficar com uma outra “rainha” conhecida por sua silhueta singular?

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.